Qualidade De Vida Em Mulheres Após Incontinência Urinária De Esforço Com Fisioterapia.
Trabalho Escolar: Qualidade De Vida Em Mulheres Após Incontinência Urinária De Esforço Com Fisioterapia.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maryservin • 10/10/2013 • 217 Palavras (1 Páginas) • 601 Visualizações
TÍTULO: Qualidade de vida em mulheres após tratamento da incontinência urinária de esforço com Fisioterapia
JUSTIFICATIVA: Busca por um tratamento fisioterápico para melhorar a qualidade de vida em mulheres com incontinência urinária.
OBJETIVO: Comparar a qualidade de vida (QV) antes e após o tratamento fisioterápico de mulheres com incontinência urinária de esforço (IUE).
PROCEDIMENTO: Tratamento constitui-se em 12 sessões individuais de cinesioterapia do assoalho pélvico associadas ao biofeedback eletromiográfico, e as mesmas realizarão duzentas contrações divididas entre fásicas (rápidas) e tônicas (lentas). Para avaliar a QV, todas responderão ao questionário King´s Health Questionnaire (KHQ), antes e após o tratamento. Os dados serão descritos em freqüências, médias e desvios-padrões, medianas, mínimos e máximos. Os escores do KHQ serão comparados pelo teste de Wilcoxon para amostras pareadas, com nível de significância de 0,05.
DESCONFORTOS E RISCOS POSSSÍVEIS: O tratamento apresenta mínimos efeitos colaterais.
BENEFÍCIOS ESPERADOS: Um dos principais objetivos do tratamento fisioterápico é o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, pois a melhora da força e da função desta musculatura favorece uma contração consciente e efetiva nos momentos de aumento da pressão intra-abdominal, evitando assim as perdas urinárias.
MÉTODOS ALTERNATIVOS EXISTENTES: Ensaio clínico não controlado com 26 mulheres com queixa de clínica predominantemente de IUE. Foram excluídas mulheres pós-menopausa, com hiperatividade do detrusor, com cistocele grau II ou maior maior e tratamento cirúrgico/conservador anterior.
...