Qualidade Na Educação Superior
Ensaios: Qualidade Na Educação Superior. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DEFLAMA • 11/12/2013 • 546 Palavras (3 Páginas) • 294 Visualizações
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Denise Pereira
RESUMO
O presente artigo visa estabelecer parâmetros sobre a qualidade da Educação Superior em nosso país, trazendo temas atuais e possíveis propostas para melhorar o Ensino Superior.
Palavras-chave:, Educação, Qualidade, Ensino Superior.
Abstract
This article aims on establishing parametres about the quality of college Education in our country,bringing actual themes and possibles purposes to improve the college education
Keywords: Public Institutions, Education, Quality.
INTRODUÇÃO
A qualidade da educação no ensino superior no Brasil há muitos anos vem sofrendo com o descaso por parte do Poder Público, bem como a ganância das Universidades privativas, que tem como objetivo enriquecer cada vez mais sem preparar seus futuros profissionais.
O que podemos aferir é que cada vez num número crescente os Ilustres Professores, Mestres e Doutores são desmotivados com a falta de recursos e baixos salários , esses incompatíveis com suas especializações e com a deficiência de profissionais capacitados.
Bem como, no dizer de M. L. Cardoso, de questionar
...o despreparo profissional e o pouco empenho no trabalho que encontramos hoje na Universidade brasileira por parte de alguns docentes, mesmo quando as condições de trabalho oferecidas, ainda que precárias, permitem e até facilitam a realização de estudos pós-graduados, bem como a preparação de cursos de qualidade e a realização de pesquisa.
Por outro lado temos alunos desmotivados e cada vez mais ingressando com menor idade nas Universidades/Faculdades, completamente despreparados e imaturos, não vivenciando a realidade de que aquele estudo ali será o seu futuro.
Hoje estamos vivenciando a triste realidade na área do Direito, onde está comprovado a má formação dos alunos universitários , onde em uma prova para aferir o conhecimento estamos lidando com um índice absurdo de 90% de reprovação no Exame d Ordem, uma constatação que comprova a péssima qualidade de ensino nas Universidade e Faculades de Direito em nosso País.
"O Exame não pode ser difícil a ponto de ser encarado como um concurso público, selecionando apenas os melhores, mas também não pode deixar de garantir a verificação de um mínimo de conhecimento jurídico, capaz de habilitar o bacharel a defender os direitos de outras pessoas", diz o presidente da OAB. "A baixa aprovação não está no teor do exame, mas é diretamente influenciada pelo resultado ruim dos alunos oriundos de faculdades que oferecem ensino de pouca qualidade. Muitas dessas instituições aprovam abaixo da média nacional. Algumas chegam a ‘zerar’ em termos de aprovação"
.
Neste raciocínio pensamos nas seguintes hipóteses: se houvessem mais provas para medir conhecimento conseguiríamos bons profissionais em todas as áreas? Se tivéssemos professores mais capacitados teríamos alunos mais dedicados? Se houvesse um empenho
...