Qualidade de vida
Por: Alessandra Santana • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
Conhecido como mal do século o estresse faz parte da vida de todo ser humano, a agitação da vida moderna, a competitividade desde a infância, a violência cada vez maior nos dias atuais, o grande avanço da tecnologia que nos traz um número maior de informações bem como as exigências no ambiente de trabalho são causas do estresse.
Fases do estresse:
Fase do alarme- O organismo entra em alarme para se proteger.
Fase da resistência- Desgaste para manutenção do estado de alerta.
Fase da Exaustão-Queda de imunidade e esgotamento surgindo inúmeras doenças: alergias, taquicardia e perda de estímulo etc.
1-O estresse e seus sintomas:
Físico: dores de cabeça, contrações musculares, faltar de ar, infecções frequentes, músculos tensões, pele irritada.
Pscicológicos preocupações pensamentos confuso, indecisão negatividade, dificuldade de raciocínio, decisões precipitadas.
Emocionais: perda de confiança, irritabilidade, depressão, agitação, apatia, apreensão, alienação.
Comportamentais: bebendo demais, fumando mais, insônia, agitação perda de apetite, propenso a acidente, perda de desejo sexual, retirada social.
Segundo COLEMAN (1992), o estresse pode aparecer com os seguintes sinais e sintomas:
Mudança de comportamento;Workaholic (doente pelo trabalho), sinais de doença física e mental tais como: inquietação, fadiga, tensão ou dor muscular, irritação, dificuldade de manter e conciliar o sono entre outras.
Profissionais entrevistadas:
Paula - Cabeleireira : Obteve pontuação 70, representa que o estresse começa ainstalar. Procure ajuda profissional para prevenir o agravamento dos sintomas.
Leila - Cabeleireira:Obteve pontuação 38, que representou fase inicial do estresse, requer que procure ajuda profissional para debelar os sintomas e garantir qualidade no desempenho profissional e qualidade de vida.
Luiza – Manicure/Pedicure: Pontuação 34 essa profissional tem possibilidade de desenvlver o estresse, e deve procurar trabalhar as recomendações de prevenção.
Mariana – Colorista: Obteve pontuação 60 que denota a fase inicial do estresse, deve procurar ajuda profissional para delebar os sintomas e garantir qualidade profissional e qualidade de vida.Percebe-se no gráfico abaixo que a profissional Paula Cabeleireira.
Tabela 1-Características psicofísicas em relação ao trabalho
Fonte:O autor.
CONCLUSÃO
Das profissionais entrevistadas no Salão de Beleza Paula que exerce a função de Cabeleireira e Mariana Colorista apresentaram nível de estresse em alerta em relação as outras duas profissionais , mas nenhuma delas consta livre de estresse, em Paula o estresse começa a se instalar, e requer ajuda profissional para melhorar sua
...