Qualidade do espaço escolar para educação
Relatório de pesquisa: Qualidade do espaço escolar para educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 27/1/2015 • Relatório de pesquisa • 540 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
Pesquise sobre o que dizem Maria Montessori, Brasil Bernstein e Paulo Freire sobre qualidade do espaço da escola para educação
Poucos nomes da história da educação são tão difundidos fora dos círculos de especialistas como Montessori. A italiana Maria Montessori (1870-1952). Primeira mulher a se formar em medicina em seu país, foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. "Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições", diz Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana.
Maria Montessori acreditava que nem a educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais. Os objetivos individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter capacidade de amar. A educadora acreditava que esses seriam os fundamentos de quaisquer comunidades pacíficas, constituídas de indivíduos independentes e responsáveis. A meta coletiva é vista até hoje por seus adeptos como a finalidade maior da educação montessoriana.
Sim, educadores, pois vocês trabalham na Educação e os Serviços de Apoio Escolar que são realizados nos espaços como secretaria escolar, manutenção de infraestrutura, can- tinas, portarias, laboratórios, oficinas, instalações esportivas, jardins, hortas e demais ambientes requeridos pelas diversas modalidades de ensino, tradicionalmente são fun- ções educativas que complementam a ação docente.
O objetivo deste livro é oferecer a você subsídios para reflexões sobre a aplicação prática da ética no cotidiano da escola. Longe de ser uma discussão filosófica, o conteúdo deste livro aborda temas que estão presentes em nossas vidas. Vamos iniciar com uma apre- sentação conceitual sobre ética, moral, valores e sua intermediação pela justiça, por meio da legislação.
A conduta ética é o tema seguinte que nos leva a refletir sobre a maneira como perce- bemos o meio em que estamos inseridos e nossa interação com aqueles que nos cercam. Cada cultura pressupõe uma percepção sobre a ética em função de suas crenças. A di- versidade é abordada para permitir a reflexão sobre a importância da valorização das diferenças na busca do resultado da equipe.
Trataremos das virtudes necessárias ao profissional seja ele da área pública ou privada cuja ética permeia a tomada de decisão. Tivemos o cuidado de associar a prática ética a temas relacionados ao ambiente organizacional da gestão pública, bem como às lideran- ças em quem confia a gestão das equipes. Lidar com as adversidades do dia a dia é uma habilidade que requer forte retidão de caráter, fundamentada na prática ética e moral.
A imagem de um profissional é abordada neste livro, pois está fortemente associada às suas práticas diárias. Não só conheceremos os códigos de ética que orientam a atuação do servidor público, como também refletiremos sobre os princípios da administração pú- blica que norteiam a conduta do servidor.
As funções de secretaria escolar, a alimentação escolar, os multimeios didáticos e a infra- estrutura dão origem às habilitações profissionais mais correntes em nossas escolas. E o foco principal deste livro é situar vocês educadores, dentro de uma vivência da prática profissional em cada um desses cursos.
Desejamos a vocês ótima
...