Quantidade De Carros: 22, 8, 10 E 16.
Pesquisas Acadêmicas: Quantidade De Carros: 22, 8, 10 E 16.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rmouradeoliveira • 18/2/2015 • 542 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir demonstra a utilização das funções da linguagem na comunicação. Cada função tem sua devida importância, e um estudo detalhado é necessário para melhor compreensão da Língua Portuguesa. Os elementos da comunicação se fazem presente nesse estudo de forma a demonstrar detalhadamente diferentes formas de mensagens utilizadas na linguagem verbal.
Funções da Linguagem
Para melhor compreensão das funções de linguagem, torna-se necessário o estudo dos elementos da comunicação.
Elementos da comunicação
emissor – Alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição.
receptor – A quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo.
mensagem – É o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.
código – A maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.
referente – O contexto pode se constituir na situação, nas circunstâncias de espaço e tempo em que se encontra o destinador da mensagem. Pode também dizer respeito aos aspectos do mundo textual da mensagem.
canal - meio pelo qual circula a mensagem
Obs.: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes e exercem influência sobre a comunicação
Funções da linguagem
Função emotiva (ou expressiva)
Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.
Função referencial (ou denotativa)
Contrariamente à emotiva, esse tipo de linguagem é centralizada no referente. Como seu foco é o de transmitir a mensagem da melhor maneira possível, a linguagem utilizada é objetiva, recorrendo a conceitos gerais, vocabulário simples e claro, ou, dependendo do público alvo, vocabulário que melhor se adeque a ele. É chamada de denotativa devido à objetividade das informações, à clareza das ideias. Há uma prevalência do uso da terceira pessoa, o que torna o texto ainda mais impessoal.
Função apelativa (ou conativa)
Essa função serve para fazer apelos, pedidos, para comover ou convencer alguém a respeito do que se diz. Centralizada no receptor, procura influenciá-lo em seus pensamentos ou ações. É bastante frequente o uso da segunda pessoa, dos vocativos e dos imperativos. É usada nos discursos, sermões e propagandas
...