Questoes Sociais
Dissertações: Questoes Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellyrb15 • 4/11/2013 • 1.654 Palavras (7 Páginas) • 299 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
VALDERLANE DA SILVA
QUESTÕES SOCIAIS
Rondonopolis
2013
VALDERLANE DA SILVA
QUESTÕES SOCIAIS
Trabalho apresentado ao curso Serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof:Marcia Bastos,Giane Albiazzetti,Sergio Goes,Rosane Malvezzi
Rondonopolis
2013
SUMÁRIO
Introdução..............................................................................................1
Desenvolvimento....................................................................................2
Questões subjetivas para o surgimento da questão social......................3
Como era tratada a questão social?E agora é da mesma forma?............4
Quais são as expressões da Questão Social..........................................5
5.1Existe uma relação concreta entre Reflação da Questa Social...........5
Como a população se manifesta contra as expressões da questão
Social na Atualidade...............................................................................6
Conclusão..............................................................................................7
Referencias Bibliograficas.....................................................................8
1.INTRODUÇÃO
Questões sociais são questões que afetam direta ou indiretamente muitos ou todos os membros de uma sociedade e são considerados problemas, controvérsias relacionadas com os valores morais, ou ambos. As questões sociais incluem a pobreza, a violência, poluição, injustiça, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade, bem como o aborto, casamento gay, controle de armas, e religião, para citar alguns. As questões sociais estão relacionadas com a estrutura da comunidade, incluindo os conflitos entre os interesses dos membros da comunidade, e estão além do controle de qualquer indivíduo.
2.DESENVOLVIMENTO
A questão social tem sido colocada, na nova proposta de reformulação curricular, como objeto do Serviço Social. Resgatar a concepção de questão social como forma de refletirmos sobre a possibilidade de a questão social, ou, as expressões da questão social, se constituir em nosso objeto profissional, é o objetivo deste artigo. Originalmente, a questão social foi constituída em torno das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa do Século XIX, devidas à industrialização. Inicialmente essa questão foi levantada quando com a tomada de consciência da sociedade, ou parte dela, dos problemas decorrentes do trabalho urbano e da pauperização como fenômeno social. Hoje a “questão social” é a expressão das desigualdades e lutas sociais em suas múltiplas manifestações e todos os segmentos sociais envolvidos (trabalhadores e desprotegidos) são heterogêneos.
3.QUESTÕES SUBJETIVAS PARA O SURGIMENTO DA QUESTÃO SOCIAL.
Consciência da classe trabalhadora de sua situação de exploração, permitindo que passasse de uma “classe em si” a uma classe “para si”, impondo os seus interesses; Organização dos trabalhadores para encontrar respostas às suas necessidades sociais;
Inclusão das demandas dos trabalhadores no discurso dos políticos, classe dominante, como uma questão que ameaçava a coesão social.
Reconhecimento que o pauperismo era um fato histórico, produzido e reproduzido socialmente, passível de enfrentamento e superação Pressão dos trabalhadores para uma regulação baseada na cidadania. Fica claro que a industrialização, acompanhada da urbanização, constituiu o processo desencadeador da questão social, em que as relações sociais e econômicas pré-industriais foram desmanteladas pelo avanço das forças produtivas que respondem primariamente pelas mudanças estruturais. A pobreza, para ser a pré-condição estrutural da questão social, precisou ser politicamente problematizada.
4.COMO ERA TRATADA A QUESTÃO SOCIAl? E AGORA É DA MESMA FORMA?
O Serviço Social no Brasil teve sua origem a partir do amplo movimento social, desenvolvido pela Igreja Católica objetivando recristianizar a sociedade pelo catolicismo. Coincidem também com o início do processo de industrialização
...