Questão Social
Trabalho Escolar: Questão Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neidocalima • 5/10/2013 • 949 Palavras (4 Páginas) • 531 Visualizações
1-Quais foram as expressões da questão social no surgimento do serviço social?
2-Como era tratada a questão social no inicio do serviço social no Brasil, e agora é da mesma forma?
3-Na atualidade, quais são essas expressões?
4- Existe uma relação concreta entre as refrações da questão social no passado e no presente? Quais são elas?
5- como a população se manifesta contra as expressões da questão social na sociedade atual?
1 - Quais foram às expressões da questão social no surgimento do serviço social?
As expressões da questão social como: a pobreza, a violência, a exploração e o abandono. Como também, a ganancia, a indiferença, o desemprego, a fome, os preconceitos, falta de moradia digna e o descaso pela educação entre outras.
Exigiram por parte dos dirigentes políticos ações e politicas públicas que tinham como objetivo combater essas indiferenças e atender as demandas da população carente iniciando o processo de busca de melhor condição de vida.
Começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção”, segundo Netto (2001 p.42 ).
A questão Social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente. Diante dos problemas políticos, sociais e econômicos que estão enraizados na contradição capital de trabalho, surgiu o Serviço Social a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país.
Por meio de problemas políticos sociais como a pobreza, desigualdade, opressão e da omissão por parte do governo em incentivo a educação, saúde e segurança para a população provocaram descontentamento por parte da classe trabalhadora. Na tentativa de conter as reinvindicações e suprir as necessidades sociais foram criadas propostas de intervenções públicas em situações de indigência
.... O Serviço Social, surgiu na Europa como profissão, atrelada à ideologia e a doutrina social da Igreja Católica tem início em um caldeirão de mudanças, e surge em meio ao sistema capitalista, a fim de responder aos seus interesses, uma vez que o capital se desenvolvia e criava demandas para a assistência social especializada. Contudo o movimento começou principalmente na Inglaterra, após o fim do feudalismo onde os pobres eram considerados ameaça direta à ordem social, um exemplo é a Lei dos Pobres criada na Inglaterra como um plano de assistência do Estado, mas que estava inteiramente à serviço da classe dominante. A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social.
Várias profissões podem estar diretamente ligadas à questão social, como médicos, engenheiros, advogados. Por esse motivo definir um objeto do serviço social é difícil. Se o Serviço Social é visto como uma profissão legítima na sociedade, ela representará uma elevadíssima função social.
Como era tratada a questão social no inicio do serviço social no Brasil, e agora é da mesma forma?
Era tratado pela Igreja Católica e a mesma na época do capitalismo mandava em boa parte da civilização. Os dogmas cristãos não dava plena liberdade ao Serviço Social para o mesmo atuar temendo que eles sobressaíssem melhor nas suas assistências.
A implantação do Serviço Social ocorre no decorrer desse processo histórico, surgindo da iniciativa particular
...