Questão Social
Dissertações: Questão Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeniferzuse • 13/5/2014 • 876 Palavras (4 Páginas) • 252 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
Sabemos que a Questão Social evidencia-se no século XIX ocasionada por
grandes transformações econômicas, sociais e políticas desencadeada pelo
processo de industrialização na Europa, com a “tomada de consciência” por parte da
classe trabalhadora de sua condição de exploração, onde o desenvolvimento
econômico crescia na mesma proporção que o pauperismo.As expressões da questão social no Brasil foi industrialização onde se evidenciavam embate antagônico-capitalista e proletariado os seres humanos e considerados e tratados como animais surgiu com a classe operaria. O objeto do Serviço Social, neste sentido, está, intimamente, vinculado a uma visão de homem e mundo; fundamentado numa perspectiva teórica que, no modo capitalista de produção, implica em uma opção política – a teoria norteadora da ação, a ação que re-constrói a teoria, demonstram de que lado está o Serviço Social. E, desde o Movimento de Reconceituação, o Serviço Social tem construído uma ação voltada para a maioria da população. Mas esta não foi sempre sua história.( http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v2n1_quest.htm ). 1950, a profissão de Serviço Social inseria-se na sociedade, basicamente, a partir do tripé; Igreja, sociedade e Estado. Nesse contexto, a questão social era vista como “questão moral”, religiosa ou sob o prisma das classes dominantes do período interessada em ajustar e trabalhador e sua família aos processos de industrialização e urbanização em curso, numa visão dos problemas sociais como “questão (http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppII/pagina_PGPP/Trabalhos2/Simone_de_Jesus_Guimar%C3%A3es.pdf)
A questão social está enraizada da capital x trabalho. A questão social era tratada de uma forma Como tal, a profissão, interna e externamente, sofre as influências das mutações da mesma, enquanto expressão constituída e constituinte dos processos de alienação, antagonismo, desigualdade, discriminação e injustiça social presentes nos modos de ser e aparecer do capitalismo na sociedade brasileira. Ela era vista coma questão moral religiosa onde igreja deveria tratar,então apartir de 1980 passa ser tratada como desigualdade na sociedade capitalista brasileira como ate hoje ela em grande maioria e tratada que muitas pessoas acabam dizendo que o objetivo da profissional do serviço social e ajudar os pobres.
Então hoje em dia a desigualdade a violência está em alta o aumento do desemprego e uma das questão social mais preocupante então acaba tento o aumento de serviços trabalhos mais precários com as crianças a exploração infantil se agrava cada vez mais em nosso país ,o serviço social foi se colocando em questão das necessidades social derivada das classes social no ato de produzir e reproduzir os meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada Dessa forma, entendeu-se que é a partir da inserção do Serviço Social, nos marcos da expansão do capitalismo monopolista e em face das seqüelas da “questão social” no Brasil, que a profissão adquire concretude histórica. É por meio desse eixo fundante que se desdobram as políticas sociais e os padrões de proteção social.
...