Quimica ATPS
Trabalho Escolar: Quimica ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: igorlealr • 4/6/2013 • 1.046 Palavras (5 Páginas) • 377 Visualizações
Aço e alumínio são metais totalmente distintos. As principais vantagens do aço são a resistência mecânica, baixo custo e abundância de matéria prima na natureza (ferro e carbono). Contudo tem como desvantagem a alta densidade (conseqüentemente o grande peso) e a ocorrência da oxidação (ferrugem).
O alumínio tem como vantagem a baixa densidade, flexibilidade e o fato de quase não ocorrer oxidação. Porém não é muito abundante na natureza e sua produção é cara.
Claro que algumas características citadas acima podem ser encaradas como vantagens ou desvantagens, de acordo com as necessidades de cada projeto.
Que produtos podem ser obtidos a partir da bauxita?
Detergentes, alumínio, dessecante e talco.
zeólito artificial composto por alumina (usado em catalise) de estrutura porosa, utilizado na indústria química (detergentes);
alumínio (desde aeronáutica a utensílios de cozinha);
sílica-gel (usado como dessecante);
dióxido de titânio é usado como componente de diversos produtos como, por exemplo, o talco.
Escrever o nome das substâncias inorgânicas que aparecem no esquema e classificá-las em ácidos, bases, sais ou óxidos.
Substâncias Naturais Inorgânicas
Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, como os minerais, por exemplo. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.
O sal de cozinha (ou cloreto de sódio) é uma substância inorgânica presente em nosso dia a dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e se for consumido moderadamente contribui para a manutenção da nossa saúde.
Metais (obtidos a partir dos minerais) como o ferro, o cobre e o alumínio são empregados na produção de chapas, barras e utensílios domésticos.
Os zeólitos, zeólitas ou zeolites [dos termos gregos zein (ferver) + lithos (pedra)] constituem um grupo numeroso de minerais que possuem uma estrutura porosa. O termo foi aplicado pela primeira vez pelo mineralogista sueco Axel Fredrik depois de observar que, após o aquecimento rápido de um mineral natural, as pedras começavam a saltitar à medida que a água se evaporava. Usando as palavras gregas significando "pedra que ferve", chamou este material zeólito.
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 ( treze prótons e treze elétrons ) com massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.
A Sílica Gel é um poderoso agente desumidificante e desidratante de extrema eficiência, simplicidade de uso, atóxico e baixíssimo custo, mundialmente recomendado para proteção de produtos, objetos e materiais diversos, contra umidade e a oxidação aérea.
Sua utilização assegura a integridade dos produtos e materiais, preservando características e propriedades originais até a utilização ou consumo, pois os mantêm protegidos da ação nociva da umidade residual, oxidação e proliferação de fungos.
O dióxido de titânio, também conhecido como óxido de titânio (IV) ou titânia, é um óxido de titânio encontrado na natureza, cuja fórmula química é TiO2. Quando usado como pigmento, é chamado de titânio branco, pigmento branco PW-6 ou CI 77891. É de se notar que este composto é utilizando em uma grande variedade de aplicações, da pintura e do protetor solar ao seu uso como corante alimentar.
Ácidos: caracterizados pela apresentação da partícula H+; esta partícula confere sabor azedo (do limão, por exemplo), corrói superfícies, queima a pele, etc. Pode ser utilizado de várias formas; juntando-se um ácido e uma base, produz-se um sal e água... ex: HCl + NaOH => NaCl + H2O. Nomenclatura: ácido + nome da partícula + terminação: -ídrico (s/ oxigênio) -> HCl ácido clorídrico, H2S
...