RADIOTECH: TECNOLOGIA DA RADIOLOGIA
Por: CAMILABIEL • 8/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.797 Palavras (12 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1]
PROJETO II
RADIOLOGIA
TURMA A2 SALA 210
ANAILDO OLIVEIRA DE JESUS R.A.: 914101808
ARTUR SENA DA SILVA LIMA R.A.: 914127641
CAMILA BENTO DE OLIVEIRA DOMINGOS R.A.: 914110967
EDISSANDRO FRANCELINO DOS SANTOS R.A: 914106712
ROBSON ALVES VALENTE JUNIOR R.A.: 914106929
SHIRLEY NOGUEIRA ALVARES VOPPE R.A.: 914105929
PROF° GUSTAVO
CONTROLE DE QUALIDADE
RADIOTECH: TECNOLOGIA DA RADIOLOGIA
CNPJ: 62.554.028/0001.65
Endereço : Av. Paulista 453, centro CEP: 06683-000
Tel: (11) 3921-7466
E-mail: races@radiotech.com
Serviços
Por agregar a mais moderna tecnologia de radioproteção ao seu trabalho, a RADIOTECH oferece os melhores preços do mercado de dosimetria pessoal e de serviços voltados à proteção do trabalhador exposto às radiações ionizantes.
A assessoria da RADIOTECH é completa. Começa antes do início dos trabalhos do cliente quando é feito o projeto de blindagem. Em seguida o Memorial Descritivo de Proteção Radiológica (que contém o plano de radioproteção e o programa de garantia da qualidade) define as responsabilidades, os procedimentos de radioproteção e os testes aceitação e constância (levantamento radiométrico e controle de qualidade) dos equipamentos e das salas de exames radiológicos. Continuamos assessorando o cliente com o melhor atendimento e a melhor qualidade em dosimetria pessoal do Brasil.
A RADIOTECH desenvolve cursos, oferece orientações técnicas e realiza testes de levantamento radiométrico e controle de qualidade de equipamentos de raios X. Mais, a RADIOTECH orienta seus clientes sobre soluções no caso de alguma não-conformidade no laudo.
Para a indústria, a RADIOTECH realiza o processo de licenciamento junto à CNEN, faz o transporte de materiais radioativos, treinamentos de proteção radiológica e dosimetria, elabora o Plano de Radioproteção e dispõe de profissionais, engenheiros de segurança do trabalho certificados pela CNEN, que se responsabilizam como Supervisor de Radioproteção em diversas indústrias do país.
Por isso, pode-se dizer:
RADIOTECH é Proteção Radiológica.
Os Serviços da RADIOTECH incluem:
Levantamento Radiométrico: é a avaliação das blindagens das salas em que se encontra um aparelho de raios X ou das blindagens de fonte que contenha material radioativo;
Teste de fuga do cabeçote: é a avaliação da blindagem do cabeçote do aparelho de raios X;
Controle de Qualidade de Equipamentos de Raios X: são realizados diversos testes de avaliação do aparelho. Em caso de não conformidade é dada orientação sobre o que deve ser ajustado no equipamento. Compreende testes de valores representativos de dose ou taxa de dose dada aos pacientes, exatidão, reprodutibilidade, linearidade, camada semi-redutora, alinhamento do eixo central do feixe de raios X, rendimento do tubo, tamanho do ponto focal, exatidão do sistema de colimação e todos os demais testes definidos na portaria 453/98 da SVS/MS.
Testes semanais de Sensitometria: é a avaliação da qualidade de revelação das imagens radiográficas;
Projetos de Blindagem: determina as espessuras das barreiras para a proteção dos trabalhadores e dos indivíduos do público. Todos os locais onde são utilizadas fontes de radiação devem ter blindagem adequada.
Licenciamento na CNEN: Para a obtenção do Licenciamento junto à CNEN todas as instalações devem criar e implantar um Serviço de Radioproteção. Esse serviço deve ser composto por um Supervisor em Radioproteção credenciado pela CNEN, possuir uma equipe técnica devidamente treinada e equipamentos de radioproteção, além de ter um Plano de Radioproteção adequado à instalação. A RADIOTECH possui vasta experiência no mercado e auxiliará sua empresa a atender todas as exigências para o licenciamento da instalação.
Supervisão de Radioproteção: a RADIOTECH possui profissionais habilitados para se responsabilizarem pela supervisão de indústrias que utilizem medidores nucleares em suas atividades;
Elaboração de Memorial Descritivo de Proteção Radiológica: é exigido para hospitais e clínicas e inclui o plano de radioproteção, o plano de garantia da qualidade e relatórios de aceitação para a vigilância sanitária;
Elaboração do Plano de Radioproteção: que descreve todo o sistema de segurança do cliente no que tange às radiações ionizantes;
Teste de Integridade em fontes radioativas: verifica se não há vazamento de material radioativo, também conhecido como teste de esfregaço; Conforme determinação da CNEN, todas as fontes radioativas devem passar por testes de esfregaço (quando pertinente). Esse procedimento visa garantir ao usuário o manuseio seguro das fontes, mantendo as doses de radiação dos operadores abaixo dos limites estabelecidos pelas normas da CNEN.
Teste de Integridade de EPIs: para verificar se o equipamento de proteção individual possui a blindagem adequada. Os equipamentos de proteção mais comuns são:
- Avental de chumbo;
- Luvas plumbíferas;
- Óculos plumbífero;
- Protetor de Tireóide;
- Protetor de Gônadas.
Teste de vedação da Câmara escura: necessário para verificar a possibilidade de escurecimento demasiado do filme causado por luminosidade na câmara escura;
Teste de Contato Tela-Filme: verifica o contato entre a tela intensificadora e o filme. O contato tela-filme tem influencia significativa na qualidade da imagem. Um bom contato resulta em diagnósticos precisos.
Transporte de Material Radioativo: Os transportes são executados atendendo as recomendações das Normas da CNEN, além de obedecerem às Leis Nacionais de Trânsito e as recomendações do IBAMA e Secretaria de Meio Ambiente.
...