UNIVERSIDADE UNIBAN CURSO TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA.
Por: williamiy • 1/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.699 Palavras (7 Páginas) • 429 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIBAN
CURSO TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA.
AUTORES Jassielma Gomes da Silva Maria Rita Moreira Marcio Barbosa Torres Roberto do Valle Serafim William Itiro Yamamoto Gustavo Farias Oliveira Título do Trabalho |
Programa de desenvolvimento em Educação Ambiental |
Professor(a):
Coordenador: Ricardo Redá A. Hayek
UNIVERSIDADE UNIBAN[pic 1]
São Bernardo do Campo 2014
Programa de Desenvolvimento em Educação Ambiental
Analisar relações entre educação ambiental e promoção da saúde, no processo de trabalho na saúde da família.
Analisar como os agentes comunitários de saúde da família da USB do Taboão, no município de são Bernardo do campo, que atende aproximadamente a uma população de 30 mil habitantes, como eles entendem, e praticam a questão da promoção da saúde e a prevenção de riscos na dinâmica de trabalho, a relação em e ambiente, e como ele se desenvolve no seu dia a dia
Pesquisar na comunidade o atendimento dos agentes comunitários referentes ao interesse as facilidades e as dificuldades que eles encontram para abordar a saúde, importância da educação ambiental e saúde da família.
Baseado nessa primeira pesquisa foi criado um novo projeto de trabalho.
Revemos todo o nosso conceito em relação a promoção da saúde, educação ambiental e estratégia da saúde da família.
Foi organizado vários seminários, aulas, debates tudo em conjunto com a comunidade, para esclarecimento em assuntos relacionados a promoção da saúde, educação ambiental e estratégia da saúde da família.
Os agentes comunitários melhoraram o desempenho no atendimento a comunidade, melhor atendimento na UBS, na distribuição de medicamentos, limpeza e organização da UBS. Maior número de visitas nas casas das famílias na comunidade, mais facilidades na marcação de consultas, entrega dos medicamentos nas residências, divulgação de calendários de vacinas.
Atividades na comunidade para divulgação, sobre temas como, prevenção de doenças venerias, gravidez precoce e como evitar, preservação do meio ambiente, riscos de acidentes em casa, higiene pessoal, temas que quando praticamos melhoramos nossa qualidade de vida.
Criação de um manual com informações sobre prevenção de doenças, prevenção do meio ambiente, cuidados com a saúde da família, distribuição gratuita de preservativos, gravidez precoce, combate a dengue.
Distribuição, esse manual pelos agentes comunitários nas residências da comunidade.
Após esses projetos ser implantados na UBS, houve uma grande melhoria na qualidade e padrão de vida da comunidade, melhor atendimento e dialogo entre paciente, e agente comunitário e médicos.
Isso foi uma grande melhoria mas em relação a exames de rotina, mas vemos ainda uma grande dificuldade para a realização de exames específicos, e dependendo do tipo de exame pedido pelo medico, o paciente tem que marcar em outro local, as vezes espera vários meses por falta de datas, ou aparelhos quebrados. Alguns exames os pacientes tem que fazer particular, se não pagar e realizar o exame em uma clinica particular ou hospital não consegue agendar o retorno com o medico.
Em nosso projeto gostaríamos de propor em todas as UBS, fossem realizados a maioria dos exames, não a penas os básicos, mas os exames mais completos, pois as unidades tem estruturas para isto, temos vários profissionais capacitados, mais falta o incentivo dos governantes, nas UBS, em questão temos uma boa estrutura, com bons profissionais, mais apenas para realização de exames básicos, só que quando necessita algum exame como um raio x, precisamos encaminhar para o hospital da região e só depois eles retornam.
Se na UBS, tivesse uma sala de raio- x, nos diminuiríamos muito a fila de espera das consultas, diminuiria o numero de pacientes em alguns hospitais, sala de gesso, farmácia por que varias vezes falta os medicamentos. Se fizessem um investimento nas UBS, nossa comunidade poderia ter um plano d saúde muito melhor, e isto estaria cuidando ao mesmo tempo cuidando do nosso meio ambiente e a saúde da família.
3. Hipóteses.
Baseado nas considerações introdutórias, foram eleitas como principais hipóteses:
(1) A Educação Ambiental é inerente às práticas cotidianas do processo de trabalho
da Estratégia de Saúde da Família.
(2) Os agentes comunitários de saúde, por sua ação marcadamente territorial, atuam como educadores ambientais nos processos de promoção da saúde.
Objetivos Específicos:
• Estabelecer, teoricamente, as relações entre Educação Ambiental e promoção da saúde, no processo de trabalho da Estratégia de Saúde da Família;
...