RE: ***LINHA DE DISCUSSÃO DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - SEI E SEPI ***
Monografias: RE: ***LINHA DE DISCUSSÃO DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - SEI E SEPI ***. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Le.nani • 20/11/2014 • 711 Palavras (3 Páginas) • 508 Visualizações
RELATÓRIO PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
Ao longo de toda história muitas teorias e abordagens foram criadas, e apesar de muitos anos depois elas ainda são aplicadas nos tempos de hoje.
Primeiramente precisamos aprender o que é administrar?
Nada mais é do que resolver problemas, tomar decisões e fazer as coisas por meio de pessoas. E o verdadeiro administrador ele é eficaz (faz as coisas certas) com a maior eficiência (como fazer as coisas certas). Aprende também o PODC planejar, organizar, dirigir e controlar que também é muito importante para um bom administrador.
Aprendemos muito desde o início com a teoria de dois engenheiros, Henry Fayol e Frederick Taylor.
Temos Taylor com sua teoria da administração científica, com sua visão de baixo para cima, onde ele mesmo começou como operário e foi subindo de setor.
Taylor pensava em salários autos para operários, condições adequadas de trabalho, estudou tempos e movimentos, calculando assim quanto tempo o operário demorava em determinada tarefa, estudou a fadiga humana economizando esforços tirando tudo que é inútil na execução das tarefas fazendo assim que o corpo trabalhe menos, porém a produtividade é maior.
Dividiu o trabalho, desenhou cargos e tarefas, incentivos salariais e prêmios por produção, conceito de homo economicus onde o homem é movido pelo dinheiro. Tentou organizar a fábrica da melhor maneira que ele enxergava, pois sem o planejamento não chegamos a lugar nenhum. Substituiu a improvisação pela ciência, preparou as pessoas para que elas aprendesse a utilizar as máquinas e equipamentos da melhor forma, teve o controle para verificar se tudo aquilo que estava sendo feito, estava segundo as normas estabelecidas e execução onde distribuía as tarefas e as responsabilidades, para que o operário fosse disciplinado, quem faz o que.
Com tudo sua teoria também teve críticas onde se diziam que o homem se tornou um prolongamento da máquina, que era movido só a dinheiro, repetição exagerada dos mesmos movimentos onde ocasionou a LER (lesão por esforço repetitivo). Esqueceu que o trabalhador é um ser humano social. Os empresários só pensavam em obter lucro.
Tivemos também Fayol com sua teoria clássica com uma visão de cima para baixo, divisão dos departamentos, onde via a organização com seis áreas básicas, sendo:
1. Função técnica: chão da fábrica, área de produção;
2. Função comercial: área de vendas, propagandas, marketing, saber comprar e saber vender;
3. Função financeira: relacionada a dinheiro, ter alguém para saber buscar, controlar e trabalhar com esse dinheiro;
4. Função de segurança: proteção dos bens, das pessoas, preocupação física da empresa;
5. Função contábil: parte dos registros da organização;
6. Função administrativa: a cúpula da empresa, essa função é responsável pelas demais funções.
Teve como princípio a divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina,
...