RECREAÇÃO E LAZER
Exames: RECREAÇÃO E LAZER. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 21/8/2014 • 754 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
INTRODUÇÃO
1 - Jogos “quebra-gelo”
1.1 - Cartas que se apresentam
São distribuídos papéis em branco (um para cada participante), em seguida
cada aluno coloca cinco características pessoais (físicas e emocionais). O professor
recolhe todos os papéis dobrados e coloca no centro da sala. Um aluno é escolhido
para ler as características e tentar adivinhar quem é o seu correspondente.
1.2 - Eu fui à festa encontrei
Alunos sentados em circulo. Um aluno começa dizendo: eu sou fulano. O próximo
aluno dirá: eu, beltrano, fui à festa e encontrei ... e diz o nome do colega anterior, e
assim sucessivamente.
1.3 - Idem... que gosta de...
Alunos sentados em circulo. Um aluno começa dizendo: eu sou fulano e gosto de
nadar. O próximo aluno dirá: eu, beltrano, fui à festa e encontrei o fulano que gosta de
nadar e eu beltrano gosto de andar, e assim sucessivamente.
1.4 - Nome com mímica
Expressar com movimentos corporais seu próprio nome.
1.5 - Eu tenho um amigo e gosto dele porque ele é ABC
Em um circulo, o primeiro aluno começa dizendo: Eu tenho um amigo e gosto dele
porque ele é a (amoroso, por ex.), o segundo deverá repetir o inicio da frase e falar
uma qualidade que se inicia com a letra B, e assim por diante.
1.6 - 3 X4 troca de lugar
Em um circulo, os alunos estão sentados e recebem um número. No centro do
circulo se posicionará um aluno que chamará dois números, os alunos chamados
deverão trocar de lugar, enquanto isso o aluno que está no centro tentará tomar o lugar
de um deles. Quem ficar sem o seu lugar ocupará o centro do circulo.
1.7 - Eu gosto de todos aqui, menos ...
Alunos em circulo, sentados em cadeiras. Uma pessoa ficará no centro e dirá a
frase: “Eu gosto de todos aq ui, menos de quem está com “tênis branco”, por
exemplo. Toas as pessoas que estiverem com tênis branco deverão trocar de lugar,
enquanto isso o aluno que está no centro tentará tomar o lugar de um deles. Quem
ficar sem o seu lugar ocupará o centro do circulo.
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1.8 - Nome com ritmo de palmas
Alunos sentados em circulo. Cada um deverá dizer o seu próprio nome batendo
duas palmas em cima, em seguida bate duas vezes na coxa, chamando o nome de
outro colega que deverá entrar no ritmo, fazendo o mesmo.
1.9 - Bingo Humano
Cada aluno deverá escrever em um pedaço de papel, o seu nome e a comida que
mais gosta. Em seguida escreverão 9 nomes de outros colegas em um papel, em
forma de cartela de bingo. Começa o sorteio e ganha aquele que completar primeiro
sua cartela.
2 - Jogos calmos
2.1 - A minha direita está vaga para
Alunos sentados em cadeiras, em círculo. Uma das cadeiras estará vaga. Cada
aluno receberá um número. A brincadeira inicia-se quando o aluno que tem a cadeira
vaga, falar: ”a minha direita está vaga para o número....”. o número chamado deverá
ocupar o lugar vago rapidamente e assim por diante. Quem demoras para assumir o
lugar vago ou chamar o próximo número pagará uma tarefa.
2.2 - O que você faria se ...
Distribui-se pedacinhos de papel em branco, pedindo para eles completar a
seguinte pergunta: o que você faria se ....? (imaginar uma situação embaraçada,
trágica ou cômica). Após completar a questão, dobrar e recolher os papéis, entregando
os aos colegas. Responde a questão contida no papel, que lhe foi entregue.
Posteriormente, um aluno lerá alto a questão que esta no seu papel, e o outro lado
dará a resposta que tem, e vice-versa.
2.3 - O presente
Em um circulo o professor inicia a brincadeira falando no ouvido do aluno (à
direita), algo que gostaria de dar-lhe de presente; este aluno por sua vez, fala no
ouvido do colega seguinte, outro objeto que lhe daria de presente e assim
sucessivamente até que chegue no professor novamente. O prof. Agora fala no ouvido
do aluno que está sentado a sua esquerda onde este deveria colocar o presente (lixo,
bacia, etc) e assim sucessivamente. No final, o professor fala alto o que ganhou de
presente e onde ele deveria colocá-lo. Todos os alunos fazem o mesmo.
2.4 - As 1000 utilidades do objeto
Em círculo, usa-se um objeto qualquer. Ex: garrafa. Cada membro deverá dar,
através de gestos, um significado, ou seja , uma utilidade, para o referido objeto.
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2.5 - Essa faca veio do Norte
Os alunos passarão entre si um objeto simbolizando uma faca. O primeiro dirá:
“Essa faca veio do norte!” (entregando a faca para o colega seguinte) este perguntará:
“E tem ponta?”. O primeiro responderá: “Ponta tem”. E assim prossegue a brincadeira,
sendo que cada aluno deverá usar uma voz diferente. Quando chegar no penúltimo,
este entregará a faca.
2.6 - O Louco e o Psiquiatra
Os alunos sentados em circulo devem escolher alguém para sair da sala ( este
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