RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Trabalho Universitário: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MALEPI • 21/11/2013 • 360 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
CONCLUSÃO
Pode-se concluir que o recrutamento e a seleção de pessoal dentro de qualquer tipo de empresa é primordial. Ter competência para recrutar e selecionar pessoas que se enquadrem nas atividades corretas é extremamente difícil e consequentemente gratificante. Desde a primeira avaliação de um currículo, até filtrar as informações e decidir se esse candidato deve continuar o processo passando assim para a fase de seleção, aplicando testes, dinâmicas, entrevistas até saber se ele está apto à exercer o cargo disponível.
No recrutamento ainda deve entrar a percepção do profissional responsável por ele, deve-se ter um critério muito bem definido, quais qualificações, escolaridade, experiências e vivências, e ainda a avaliação psicológica dos candidatos, como define Chiavenato (1991, p.54) “O Recrutamento consiste a partir dos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos das organizações […]”.
Podem-se seguir diversas técnicas de recrutamento como: consulta de arquivos, apresentação de candidatos por parte de funcionários, cartazes ou anúncios na portaria da empresa, anúncios em jornais e revistas, agências de recrutamento, recrutamento on-line.
A seleção de pessoas busca entre as escolhidas pelo recrutamento a mais adequada ao cargo oferecido, visando encontrar o candidato certo e a eficiência e eficácia do candidato no cargo.
Como as pessoas são muito diferentes umas das outras, a seleção acaba sendo um processo que requer vários critérios para que se chegue a uma contratação. Esses critérios são baseados nas próprias exigências do cargo.
Podemos obter informações a respeito do cargo de cinco maneiras: descrição e análise do cargo, aplicação da técnica dos incidentes críticos, requisição do empregado, análise do cargo no Mercado, hipótese de Trabalho. Formando assim uma ficha profissiográfica.
Conhecendo agora todo o processo de recrutamento e seleção de pessoas, acreditamos que dificilmente se conseguirá que esse árduo trabalho seja simplificado. Reduzindo o tempo gasto para se colocar alguém em um cargo adequado. Cada parte do processo seletivo demanda um tempo real que não pode ser abreviado sem prejuízo para a avaliação que se tem em mente.
Talvez consigamos estar, mais bem preparados com banco de dados atualizados e a disposição para novas vagas que possam surgir na empresa, mas sempre será preciso “gastar tempo” para decidir a melhor pessoa para a vaga disponibilizada.
...