RECURSOS HUMANOS
Por: TIÃO SILVA • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.470 Palavras (18 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Gestão por competência e do conhecimento
3.2 Empreendedorsimo
3.3 Planejamento de carreira
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho com base nas disciplinas aplicadas durante o semestre visa analisar organizacionalmente a empresa Cosmotec, mas, antes de iniciarmos a análise, primeiramente conceituaremos as disciplinas de: Gestão por Competência, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e planejamento de carreiras, pois as mesmas serão usadas para o embasamento do nosso estudo de caso.
Gestão por Competência – Segundo Gramigna(2007), a gestão por competências é um modelo de gestão de pessoas difundido nos Estados Unidos, que chegou ao Brasil em 1990 através das multinacionais, e pode ser definido como “um conjunto de ferramentas, instrumentos e processos metodológicos voltados para a gestão estratégica de pessoas” e ainda sobre a gestão por competências, Carbone(2007) diz: “ é um processo contínuo que permite a definição e a identificação de competências da empresa e das pessoas, bem como detecta lacunas e direciona as ações de desenvolvimento, ou seja, a partir deste modelo o processo de recrutamento e seleção irá agregar novas competências individuais à empresa, o processo de treinamento vai desenvolver as competências individuais já existentes, e os investimentos em pesquisas poderão maximizar as competências organizacionais”.
Gestão do Conhecimento – De acordo com Santos(2011) é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida desta organização, ou ainda, podemos dizer que gestão do conhecimento é a capacidade da empresa transmitir conhecimentos relevantes aos seus funcionários criando possibilidades para que este conhecimento seja efetivamente aplicado em favor do desenvolvimento de vantagens competitivas para a empresa. Fazendo uso da gestão do conhecimento as organizações valorizam mais os seus colaboradores, pois os mesmos usando de suas habilidades e conhecimentos são o principal capital que a empresa precisa possa ter. Baseada nas ferramentas organizacionais para criar, armazenar, utilizar e disseminar o conhecimento empresarial, a gestão do conhecimento serve como alicerce para solução de problemas, tomada de decisão, criatividade e inovação organizacionais. A gestão do conhecimento é uma ferramenta que estimula a conversão do conhecimento, através de um processo contínuo e dinâmico, administrando o capital intangível da organização e os pontos estratégicos a ele relacionados. Não se restringe a troca de conhecimento na organização, mas uma integração entre todas as suas formas, de maneira que defina qual conhecimento é fundamental para o negócio, estabelecendo meios de criação, armazenamento e disseminação do conhecimento organizacional
Empreendedorismo – Robert D. Hisrich descreve-o da seguinte forma: “empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. São vários os conceitos que norteiam esse tema, opiniões diversas de variados autores, mas empreendedorismo não é um tema tão atual quanto pensamos, tanto se fala em empreendedorismo e muitas não vezes não temos noção de que esse tema tão falado surgiu em 1945 com o economista Joseph schumpeter e só mais tarde outros autores foram aprofundando seus conhecimentos e introduzindo novos conceitos ao assunto. Barreto(1998) define o empreendedorismo como a habilidade de conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada. “Empreendedorismo é uma forma de pensar em agir, guiada por visão holística e liderança, focada em agregar valor”. Enfim, empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto(técnico, cientifico, empresarial). Tem origem no termo empreender (que significa realizar, fazer ou executar), é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico, melhorando as condições de vida da população e também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
Planejamento de carreiras – Antes de qualquer coisa, o planejamento de carreira consiste em um conjunto de ações a serem tomadas, ações estas que tracem passo a passo seus objetivos profissionais a serem alcançados. Segundo Dutra(1996) o planejamento de carreiras não é apenas um instrumento da área de recursos humanos, mas também um conjunto de diretrizes políticas e estruturais de uma organização. Os planos de gestão de carreira permitem às empresas desenvolver um instrumento que permita conciliar os interesses dos funcionários com os da organização, criando ferramentas e oportunidades para que estes possam se desenvolver e crescer pessoal e profissionalmente. Ainda, conforme Dutra(1996), o planejamento de carreiras depende de três tarefas de responsabilidade do indivíduo: autoavaliação, estabelecimento de objetivos de carreira e implementação do plano de carreira. A autoavaliação consiste na avaliação de suas qualidades, interesses e potenciais. O estabelecimento de objetivos de carreira é a elaboração de um plano de carreira baseado na autoavaliação e no conhecimento de mercado. E a implementação consiste na obtenção da capacitação necessária para competir pelas oportunidades e objetivos de carreira. Cabe lembrar que a carreira não envolve somente as ocupações formais com organizações com as quais as pessoa possua vínculo empregatício, mas também inclui as realizações autônomas.
...