REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Por: Joelmir Lima • 17/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.857 Palavras (8 Páginas) • 138 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
JOELMIR MOREIRA LIMA
RA 0812946
POLO DE CALDAS NOVAS - GO
2018
SUMÁRIO
1. REFLEXÕES RERERENTES AOS 13 TEXTOS ...........................................3
1.1 Educação? educações: aprender com o índio.........................................3
1.2 O fax do Nirso..............................................................................................3
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)......................4
1.4 Uma Pescaria Inesquecível.........................................................................4
1.5 A Folha Amassada.......................................................................................4
1.6 A Lição dos Gansos....................................................................................4
1.7 Assembleia na Carpintaria.........................................................................5
1.8 Colheres de Cabo Comprido......................................................................5
1.9 Faça parte dos 5%.......................................................................................5
1.10 O Homem e o Mundo.................................................................................5
1.11 Professores Reflexivos.............................................................................6
1.12 Um Sonho Impossível?.............................................................................6
1.13 Pipocas da Vida.........................................................................................7
2. REFERÊNCIAS ..............................................................................................8
1. REFLEXÕES RERERENTES AOS 13 TEXTOS
1.1Educação? educações: aprender com o índio
Do ambiente familiar à comunidade, a educação existe prolixa em todos os meios sociais, primeiramente era feita sem classes de alunos, sem livros e sem professores especialistas, era passado o conhecimento empírico adquirido até tal momento, depois passou se a ser feitas em escolas, com professores e com métodos pedagógicos.
A educação pode ser imposta por um sistema absorto de poder, que utiliza o saber e o controle sobre o saber, como armas que reforçam a diferença social entre os homens, na divisão dos bens, do trabalho e dos direitos. A educação é um fragmento do modo de vida do homem, pois ela é de acordo com a cultura em sua sociedade. Por isso que para o índio a educação oferecida pelos colonizadores não os seria útil, pois de acordo com a vida em uma tribo indígena, o que seria uma educação prática e usual, seria o fato de um homem saber caçar, matar, correr e ser resistente ao frio e a fome, e a educação dos colonizadores não oferecia esse tipo de treinamento. Do mesmo modo que essas habilidades seriam um tanto inúteis no mundo dos colonizadores.
Então a educação deve ser de acordo com cada cultura, ser prática e usual, pois se assim não for, não será de valia para a sociedade que está inserida. Portanto o índio fez uma recusa baseada em sua vivência, pois a educação deve abranger o conhecimento e também a vivência de onde ela esta sendo praticada.
1.2 O fax do Nirso
No atual mercado de trabalho esta cada vez mais difícil, por conta da competitividade existente nele, então o candidato tem que se esforçar ao máximo, mostrando o seu diferencial. A educação é o primeiro passo para se abrir portas no mundo dos empregos. Então falar e escrever de forma culta se tornou essencial, pois estes são o cartão de visita de um candidato a vaga de trabalho, dando assim a este uma oportunidade de crescer dentro da empresa que está inserido.
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).
O profissional de educação, transmite o conhecimento que foi adquirido ao longo da vida, e sem dúvida crê no que ele está ensinando em sala de aula, porem a sala de aula é um ambiente de troca de conhecimentos, onde o aluno pode aprender com o professor e o professor com o estudante. Pois os educadores estão ensinando indivíduos a serem questionadores, reflexivos e críticos, para que assim possam moldar o meio em que está. A educação é de suma importância, pois ela tem o papel de faze o estudante a formar suas próprias opiniões, fazer novas buscas e descobertas.
1.4 Uma Pescaria Inesquecível
A boa educação é como uma moeda de ouro: tem valor em toda parte. E está dentro da educação a questão da ética, que é fazer o certo independentemente da situação ou de quem está por perto. E sabe se que a educação foi boa quando se leva o que apreendeu para o resto da vida. Quando você contribui para a educação dos seus estudantes de forma reflexiva e correta, e não meio de críticas, está ajudando a ser um cidadão de bem e que pensará com consciência no futuro.
1.5 A Folha Amassada
Fale somente quando suas palavras possam ser tão suaves como o silêncio. A escola deve ser agregadora e flexível aos alunos que tem dificuldade de socialização, deve-se promover um ambiente acolhedor para que todos possam interagir, quando faz-se isso, esta valorizando o aluno e a sua presença na sala de aula. Por isso é muito importante observar os estudantes, para saber flexionar a linguagem, conteúdo se assim por necessário, para incluir o aluno da melhor maneira possível.
1.6 A Lição dos Gansos.
Na sala de aula deve se trabalhar o grupo, o companheirismo, trabalhar com monitoria, que é quando coloca um aluno para incentivar o outro, e o mais importante o professor deve estar motivando, chamando a atenção do aluno, se este por algum motivo não entende o que foi passado, fique junto a ele, mude seu modo de explicar, faça com que ele se sinta parte importante classe. Pois companheirismo, solidariedade, motivação, adequação e flexibilização fazem parte da sala de aula.
...