TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELÁTORIO DE POO DO PROGRAMA CONVERSOR DE TEMPERATURAS

Por:   •  19/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIAS E TECNOLOGIA DO CEARÁ

CENTRO DE ENGENHARIA

DEPARTAMENTO DE TELEMÁTICA

MARIA KARINE SANTANA FERREIRA

RELÁTORIO DE POO DO PROGRAMA CONVERSOR DE TEMPERATURAS

FORTALEZA

2013

O programa Conversor de Temperaturas é um sistema orientado a objeto, pois temos classes e objetos como elementos centrais para representar e processar dados do nosso programa. Esses objetos irão se comunicar através de mensagens.

No programa temos várias classes com seus respectivos atributos e métodos, sendo no total de 8 classes, onde uma dessas é a InterfaceUsuario que irá fazer a comunicação entre o usuário e o sistema e também temos uma classe de aplicativo AppConversaoTemperaturas contendo o método main( ) que é o responsável pelo início da execução do programa, criação de objetos (instanciamento) e manipulação de dados. Também há a abordagem de encapsulamento neste programa, pois um objeto pode ter acesso a outro através da “troca de mensagens” entre os métodos de cada classe, mas a classe não conhece como isto é feito, apenas utiliza o método, mas não sabe como que é executado de fato.

Fazendo o estudo de cada uma das classes e objetos e o relacionamento que elas mantêm uma com as outras podemos identificar neste sistema a aplicação de associação entre essas classes por agregação e composição que é o reaproveitamento ou reutilização das classes para aumentar a qualidade e produtividade do programa, onde em ambas as associações têm uma relação de todo-parte. A diferença principal entre esses dois tipos de associação está no relacionamento que elas mantêm. Na agregação se for destruído o objeto-todo, ainda assim irá existir a parte, que poderá se relacionar com um outro objeto, sendo uma associação mais fraca, já a composição há um relacionamento mais forte e se por acaso destruirmos o objeto-todo, o objeto-parte não faz sentindo nenhum existir sem o todo. No nosso programa posso dizer que as seis classes: CelsiusFarenheit, CelsiusKelvin, FarenheitCelsius, FarenheitKelvin, KelvinCelsius e KelvinFarenheit existe um relacionamento de composição com a classe Conversao, já que se destruirmos este, não faz sentido termos esses outros seis objetos, pois só servirão para comporem (dar um retorno) a classe Conversao. Já a relação entre a classe InterfaceUsuario e a Conversao tem relação de agregação, pois se destruirmos o objeto InterfaceUsuario  ainda assim poderemos utilizar o objeto Conversao para converter temperaturas em outro objeto.

Falando das classes dos programas, podemos dizer que utilizamos algumas classes em específica para algumas obrigações, como a classe String para representar um conjunto de caracteres, a classe Scanner para ler dados do teclado digitados pelo usuário, utilizamos uma estrutura de dados chamada enum na classe Conversao, que pode ser tratada como uma “classe”, que serve para armazenar uma coleção de valores do mesmo tipo (constantes fixas) predefinidos e que não podem mudar, foi usado o método valueof(s) que retorna o objeto da classe enum cujo nome é a string do argumento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com