RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Sintia Aparecida • 30/12/2022 • Trabalho acadêmico • 8.443 Palavras (34 Páginas) • 138 Visualizações
[pic 1]
|
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
SINTIA APARECIDA DE SOUZA APOLINARIO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 5]
[pic 6]
SINTIA APARECIDA DE SOUZA APOLINARIO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I –
ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Ensino fundamental no curso de Pedagogia.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza Tutor Eletrônico: Silvana de Cassia Bozolan Tutor de Sala: Silvana da Silva Lopes
MACHADINHO DO OESTE
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................06
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO........................................................08
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO.................................................................08
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA......................................................................13
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS......................................................................................24
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 28
REFERÊNCIAS..........................................................................................................30
INTRODUÇÃO
O presente estágio foi realizado no estabelecimento de ensino Escola de Esino Fundamental Maria de Jesus Grilo no período de 11 de março a 27 de março de 2019, totalizando 100 horas.
A Prática de Estágio Supervisionado, e de estrema importância para a formação inicial de professores, é onde os mesmos tem contato com trabalho docente, com a parte mais importante desse trabalho,que é o aluno, e já comesse ter noção de como lidar com eles na prática.
É objetivo fundamental do Estágio Supervisionado desenvolver um processo de vivência e reflexão sobre a ação docente que favoreça a construção dos saberes pedagógicos através da realidade de uma sala de aula bem como o planejamento que o estagiário faz para dar início a regência. Sendo este objetivo o norte para algumas reflexões, é possível detectar as contradições das questões teórico-práticas, ou seja saber como se dá o uso das teorias aprendidas durante sua formação no uso em sala de aula, e quais os problemas que poderá aparecer durante este processo.
Segundo Krasilchik (2008, p. 167):
No campo da pedagogia “Os estágios são uma forma de introduzir o licenciando na escola com o auxílio de guias experientes que possam orientá-lo e auxiliá-lo na solução das dificuldades que venha a surgir.” Proporcionando ao estudante experiências sobre sua área de atuação, para o desenvolvimento das habilidades necessárias a execução da profissão professor, propicia também uma comunicação e troca de informações entre as instituições de ensino superior e as escolas de ensino médio e fundamental. O estagiário tem que sentir-se como elemento da escola, para que o estágio sirva
plenamente a seus fins (KRASILCHIK, 2008).
Como já citado o estágio supervisionado é de vital importância e por isso não
se deve apenas ser um treinamento de métodos e técnicas de ensino, mas sim deve
ser um momento de construção da sua personalidade como professor.
Pois muitos não dão a devida importância para esta fase da formação passando por ela de forma mecânica, e ao contrario disso nesta fase temos a oportunidade de observar o trabalho de professores experientes, pesar os pôs e contras das atitudes destes professor seguir ou não o exemplo dos mesmo olhando para perspectiva de que tipo de professor você quer ser e como deseja trabalhar com os educandos.
Por tratar-se de uma profissão permeada por particularidade e condições
determinantes, ser professor é muito mais do que se aprende nos bancos das
universidades e, o estágio promove a interação do novo profissional com o meio escolar com suas contradições, é nesse espaço que as teorias serão validadas.
Este relatório tem a finalidade de registrar as experiências e resultados obtidos durante esse treinamento para a profissão, configurando-se como documento requisito para a avaliação final dos alunos na disciplina.
O estágio curricular supervisionado do Curso de Pedagogia objetiva instrumentalizar o acadêmico para que ele tenha subsídios para construir sua práxis pedagógica, compreendendo o processo de construção escolar e as relações existentes com criticidade, e, também, para colaborar para a reflexão sobre o cotidiano escolar em prol de uma transformação do processo social.
O momento do estágio é propício para o acadêmico perceber as diversas possibilidades de elaborar e aplicar atividades teórico-práticas numa reflexão constante, em busca de ações pedagógicas inovadoras e transformadoras.
...