RELATORIO DE ESTAGIO
Monografias: RELATORIO DE ESTAGIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SOEUSEI • 26/5/2014 • 3.259 Palavras (14 Páginas) • 1.224 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.
É o momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que iremos trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, podermos formar o perfil de professor que queremos ser.
Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula.
O Estágio Supervisionado foi realizado no ensino fundamental I em Palmas-Pr. Ele teve uma carga horária de 100 horas/aulas.
Portanto, é no estágio, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão. Segundo Silva, 2007, p. 35. “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.”
ORIENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO ESTÁGIO
Todas as orientações sobre o estágio foram passadas em sala de aula pela professora tutora presencial, e pelo coordenador, todas as vezes que foram solicitados a tirarem as dúvidas eles as fizeram com competência.
As tele aulas que tivemos foram fundamentais para a realização do estágio, esclarecendo as dúvidas frequentes e orientando como o estagiário deve se portar na instituição concedente do estágio, focando assim a ética profissional, a interação com os alunos da sala também foi muito importante, cada um relatando suas experiências como estagiário ampliando assim os conhecimentos de cada um. Termino o meu estágio com a certeza de que realmente é trabalhar com as crianças que me realiza como profissional da educação.
APRESENTAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
A apresentação na Escola Municipal São Sebastião foi realizada com acolhimento pelos seus coordenadores e professores. Eles dão oportunidade a todos os estagiários que procuram essa instituição de ensino.
Percebe-se que, por esse motivo, a escola está sempre com vários estagiários, que se sentem à vontade para intervir na educação dos alunos, como se já fizessem parte do quadro de funcionários que trabalham nessa unidade de ensino.
A Escola Municipal São Sebastião está localizado à Rua Rui Barbosa Nunes Da Silva, cuja capacidade de atendimento é de 236 alunos no período integral O referido estabelecimento de ensino tem por finalidade desenvolver o educando na fase mais importante da vida, assegurando-lhe assim a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. Por conta de sua localização, a escola atende em maior parte criança dos bairros considerados de baixa renda, cerca de 80% dos alunos são filhos de diaristas, funcionários públicos e de empregadas domésticas, cuja renda raramente ultrapassa 2 salários mínimos, considerando esta realidade percebe-se que muitas destas crianças são vítimas de problemas sociais, como: desestrutura familiar, pais alcoólatras, agressividade dos pais, alimentação inadequada, sendo necessário ao educador um amplo conhecimento das bases psicológicas da educação e também das bases didáticas, principalmente teorias sobre o desenvolvimento da aprendizagem, que oferece ao educador condições para articular e inserir os conteúdos da psicologia, da didática, da linguagem, conhecimentos estes adquirido em sua formação para a atuação prática em sala de aula.
Os principais objetivos Escola Municipal São Sebastião são:
Oferecer de maneira profissional, afeto, carinho e educação desde o primeiro momento;
• Estimular os pais a participarem mais da vida escolar dos seus filhos;
• Adquirir recursos materiais que se encontram em falta;
• Estabelecer e ampliar relações sociais para que a criança adquira conceitos de solidariedade, respeito e valorização do outro e das culturas referentes;
• Compartilhar com a família todas as experiências positivas e negativas vividas pelos alunos;
• Poder oferecer aos pais de alunos portadores de necessidades especiais a tranquilidade para que possam trabalhar sossegados;
• Estimular e desenvolver a fase lúdica da criança em diversas etapas.
Sua organização didática baseia-se no conhecimento interdisciplinar, que não é visto como fragmento de conceitos produzidos pelo homem, mas uma busca constante pela totalidade.
Os conteúdos são organizados de forma didática por áreas de conhecimento, refletindo as verdadeiras intenções educativas da proposta curricular.
Com relação aos arredores da escola, pode-se afirmar que há uma heterogeneidade quanto ao nível socioeconômico, há moradores de diferentes classes sociais, funcionários públicos, diaristas, domésticas. Muitas moradias são de madeira e algumas de alvenaria. Dessa forma, podemos dizer que as residências do entorno da escola vão das mais simples as mais luxuosas do bairro. A população da região recebe água da rede pública devidamente tratada pela empresa de saneamento básico, a coleta do lixo é realizada pela prefeitura.
A ESCOLA E A ESTRUTURA FÍSICA, ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
A estrutura física é própria com algumas modificações para o alunos portadores de deficiência física. Trata-se de um prédio com áreas cobertas e em boa conservação, conta com 9 salas amplas e arejadas, compatíveis ao número de alunos, conta também com banheiros em perfeitas condições para a idades dos alunos, possui cozinha, refeitório, varanda, bebedouro com água devidamente tratada e um amplo pátio, onde se encontra um pequeno parque.
Nas
...