RELATÓRIO INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA A PACIENTES PORTADORES DE DOR MÚSCULOESQUELÉTICA AGUDA
Pesquisas Acadêmicas: RELATÓRIO INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA A PACIENTES PORTADORES DE DOR MÚSCULOESQUELÉTICA AGUDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zeadriano • 11/3/2015 • 558 Palavras (3 Páginas) • 555 Visualizações
RELATÓRIO
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA A PACIENTES PORTADORES DE DOR MÚSCULOESQUELÉTICA AGUDA
O paciente relata dores musculares em diversas áreas, membros superiores e inferiores, suas dores são constantes e o prejudica nos movimentos do dia-dia causando mais tensões e lesionando os locais, causa: desconforto, estresse e acaba atrapalhando o funcionamento físico e psicológico, dependendo do caso e da gravidade.
Isso ocorre devido o constante movimento brusco dos músculos, sabemos que os fortes movimentos repetitivos vão além do permitido pelo organismo e o músculo, sendo assim causando dores musculoesqueléticas.
Após uma consulta médica foi diagnosticado e receitado uso de medicamentos, mesmo assim não foi o suficiente, o médico encaminha o paciente ao fisioterapeuta que vai analisar o caso, aprofundando-se mais e acompanhado com mais atenção o grau apresentado.
O Fisioterapeuta ira analisar o paciente de forma geral, na consulta é possível tirar informações úteis a respeito, como: quais são as atividades mais pesadas feitas durante o dia; o que levou a lesionar ou apresentar a dor; quais as posições que o paciente adota durante o dia e ao dormir; alimentação e até mesmo se o paciente é praticante de esportes; também verificar se o paciente tem algum hábito de fazer alongamento caso pratique alguma atividade ou não, serão realizados em seguidas alguns exames, como: Inspeção, palpação, exame de ADM, exame de FM, Avaliação de equilíbrio, avaliação de marcha, postura e sempre a avaliação respiratória, para iniciar as condutas.
A primeira intervenção é realização das mudanças de hábitos, incluir exercícios que possibilite maior fortalecimento dos músculos, exercícios de flexibilidades, tonificação muscular, Eletroterapia (TENS) e ondas curtas (OC).
Técnicas de massagem, terapia manual serão realizadas ao paciente tendo em vista as dores constantes para ajudar no relaxamento dos músculos, sempre acompanhada de ultrassom.
Após a primeira sessão de fisioterapia e orientações o paciente retornou ao consultório, às dores já não são mais constante como antes, as mudanças de hábitos contribuirão e as áreas lesionadas já se encontram em grau mais estável conforme previsto pelo fisioterapeuta.
O paciente relata que está mantendo as técnicas de exercícios e às mudanças de hábitos, mas ainda apresenta dores em alguns músculos que foram lesionados devido atividades.
Como o ultimo posicionamento do paciente se refere às dores, nota-se que algo ainda precisa ser feito, então adotamos a técnica de hidroterapia, sendo assim ira dar maior assistência, obtendo melhores resultados e contribuindo no relaxamento, uso de bolsas térmicas, banhos terapêuticos finalizara o tratamento.
Logo em seguida o paciente recebeu a alta, voltou a suas atividades normais, as dores já não iram causar desconfortos, desde que ele permaneça com a mudança de hábito conforme informado na primeira sessão terapêutica.
Métodos de prevenção à dor serão informados a ele, para que facilite seu dia-dia sem que cause algum dano.
Técnicas de relaxamento, alongamento diário, banhos terapêuticos e posturas estabelecidas ira de ser acompanhada para
...