RELATÓRIO SOBRE AS NOVAS ABORDAGENS DE GESTÃO DE PESSOAS E DESAFIOS
Por: willamemartins • 3/6/2017 • Relatório de pesquisa • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 454 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO- CAMPUS MATA NORTE
Gestão em Logística
WILLAME MARTINS DA SILVA
RELATÓRIO SOBRE AS NOVAS ABORDAGENS DE GESTÃO DE PESSOAS E DESAFIOS
Nazaré da Mata
2017
WILLAME MARTINS DA SILVA
AS NOVAS ABORDAGENS DE GESTÃO DE PESSOAS E DESAFIOS
Relatório realizado sob a temática das novas abordagens do setor de gestão de pessoas e seus desafios, objetivando o entendimento dessas novas tendências.
NAZARÉ DA MATA
2017
SUMÁRIO
- Objetivos;
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Resultados obtidos;
- Discussão dos resultados;
- Conclusão;
- Referências.
OBJETIVOS
- Identificar competências que tornam as organizações aptas para o mercado;
- Identificar problemas e solucioná-los;
- Identificar desafios para obter o sucesso no mercado;
- Analisar de que maneira o setor de gestão de pessoas pode agir para que a empresa se adeque as exigências do mercado;
- Compreender as estratégias imprescindíveis para o crescimento e sucesso da organização.
INTRODUÇÃO
O presente relatório visa à explanação do tema relacionado às novas tendências do setor de gestão de pessoas e de que forma essas tendências podem ser aplicadas na área logística.
Tendo em vista que organizações e colaboradores visam conquistar e preservar seu espaço no mercado, o qual é bastante dinâmico e competitivo, o desafio da gestão de pessoas é a ferramenta necessária para a concretização desse sucesso, pois só através de um gerenciamento adequado e de posse de estratégias eficazes, é que as organizações estarão aptas para competir no mercado e conquistar seu espaço.
Diante de um cenário competitivo e cada vez mais exigente, as organizações para se destacar no mercado, precisam investir no colaborador, pois um colaborador bem treinado e motivado, age em benefício do crescimento da empresa, mostrando que a mesma é capaz de criar, recriar, inovar e dinamizar, se diferenciando assim das demais.
Dentro desse contexto, há uma discussão SOBRE a importância de mudanças no papel das pessoas dentro das empresas e o quanto é imprescindível enxergar no indivíduo um colaborador, um parceiro e não um patrimônio da organização. Sob essa perspectiva de mudanças no perfil profissional, onde o indivíduo é visto como parceiro, alguém indispensável para a empresa, se faz necessário identificar as diferenças e as relações entre competências individuais e organizacionais, para inserir o profissional no perfil exigido pelo mercado.
DESENVOLVIMENTO
A Gestão de Pessoas surgiu confrontando as concepções e estratégias desenvolvidas pela Administração de Recursos Humanos, trazendo um novo olhar ao papel do colaborador, às suas qualificações e competências, e ainda, novas abordagens estratégicas para utilizar essas competências em prol do crescimento da organização.
Segundo Gil (2001, p. 17) “A expressão gestão de pessoas visa substituir a denominação Administração de Recursos Humanos, que, ainda mais, é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para designar os modos de lidar com as pessoas nas organizações”.
Dentro desse contexto, a gestão de pessoas possui um papel muito importante na empresa, pois esse setor é responsável pelo monitoramento e qualificação do colaborador na empresa, como também, cabe a esse setor, a contratação e a dispensação do colaborador, quando este não mais atende as exigências da empresa.
Além disso, a gestão de pessoal é dividida em cinco fases, são elas: Contábil (1930), Legal (1930 a 1950), Tecnicista (1950 a 1965), Administrativa (1965 a 1985) e Estratégica (1985 até os dias atuais). Na primeira fase, os trabalhadores eram vistos como números, sob uma perspectiva contábil, na segunda fase, surgiu o chefe de pessoal, nessa fase houve o fim dos chefes de produção e passou a valer as normas das Leis do Trabalho (CLT). A terceira fase é marcada pela implantação do modelo americano de gestão de pessoal. Há na quarta fase, houve o surgimento do gerente de recursos humanos e na Quinta e última fase, a fase estratégica, houve a implantação dos primeiros programas de planejamento estratégico ligados ao planejamento estratégico central das organizações. Surgiu a partir dessa fase, a preocupação das organizações com seus trabalhadores.
Nesse âmbito, a gestão de pessoas está relacionada ao Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações, contribuindo para que o comportamento destas se adaptem as mudanças e exigências do mercado.
RESULTADOS OBTIDOS
A partir de todas as informações aqui explanadas e de todas as analises feitas, é constatável que a gestão de pessoas influencia diretamente no mercado e possibilitam subsídios as empresas, para que se inspiram no mercado, adequando-se as constantes mudanças impostas pelo mesmo.
Para a concretização desse processo, é preciso que o setor de gestão de pessoas, motivem, treine e qualifiquem seus funcionários, sabendo reconhecer o trabalho bem sucedido dos mesmos. Também é importante observar e disponibilizar os melhores recursos, para que esses profissionais desempenhem, de maneira eficaz, as suas funções.
...