TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE: ATIVIDADES FÍSICAS, ADITIVOS ALIMENTARES E ALIMENTARES

Artigo: RELAÇÃO ENTRE: ATIVIDADES FÍSICAS, ADITIVOS ALIMENTARES E ALIMENTARES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  Artigo  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 3

RELAÇÃO ENTRE: ATIVIDADE FÍSICA, ALIMENTAÇÃO E SUPLEMENTOS ALIMENTARES.

A atividade física está relacionada com a saúde e o estilo de vida, e deveria fazer parte da rotina de todas as pessoas. A prática constante proporciona muitos benefícios à saúde, como diminuição do estresse e da ansiedade, melhora no humor, colabora na prevenção de diversas doenças como: diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardíacas, entre outras.

A refeição antes do exercício física é um fator determinante em relação ao seu desempenho nessas atividades. Planejar com antecedência, ou com o mínimo de cuidado com o que vai comer antes do treino, faz uma enorme diferença no desempenho e nos resultados. O importante é comer uma refeição equilibrada e completa, com carboidratos, proteínas, e lipídios em horários adequados. Isso elimina a necessidade dos suplementos alimentares.

A refeição deve ter predominantemente carboidratos, ou seja, alimentos como pão, arroz, batata, entre outros. É a partir desses nutrientes que o corpo acumula com mais facilidade a qualidade uma molécula chamada glicogênio dentro dos músculos. Através da quebra dele, o organismo consegue a energia necessária. Pois sem esse estoque de carboidratos, você tende a se sentir fraco, cansado e para piorar é bem capaz que seu organismo seja obrigado a gerar energia a partir de proteínas musculares. Isso é ruim tanto para quem quer ganhar massa muscular, quanto para quem quer perder a gordura. Quanto menos massa muscular o organismo tem, menos ele gasta calorias naturalmente, por isso perder musculo é ruim.

Além disso, a hidratação é fundamental para um bom desempenho físico, devendo ser adequada conforme o tipo e o período do exercício praticado. Procure ingerir líquidos a cada 15 minutos de exercícios e após a atividade física continue a se hidratar até que se reponha todo o líquido eliminado durante a atividade.

Para as pessoas que praticam caminhada, ginástica, musculação, ou seja, práticas de exercícios leves, somente a água é o suficiente para hidratar. Já para os atletas que fazem um treinamento intenso, se recomenda além da ingestão de água, o uso de bebidas isotônicas, para que possa repor o líquido e todos os minerais perdidos durante o treino.

Muitos, ao iniciarem a prática de atividade física possuem dúvidas sobre quanto devem ingerir de carboidratos e proteínas. Às vezes exageram na quantidade destes nutrientes visando ser o melhor. Porém, os praticantes devem ter uma alimentação balanceada, e caso as duvidas persistam é indicado à procura de um profissional qualificado para melhores instruções sobre a dieta ideal.

O que normalmente as pessoas fazem é antes de praticar exercícios sempre consomem uma hora antes, alimentos ricos em carboidratos como: macarrão integral, pão integral, bolachas, frutas, barra de cereais, etc... Assim terão energia suficiente para realizar a atividade física. E após a prática de exercícios, consumem carboidratos para repor suas energias gastas durante a realização dos exercícios e além de alimentos fontes de proteínas para o aumento da massa muscular.

O uso de suplementos deve ser somente sob prescrição médica ou nutricional, pois somente em casos específicos é necessária a suplementação. Muitas pessoas consomem suplementos por conta própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com