RESENHA DO ARTIGO ETNOCENTRISMO, ESTEREÓTIPOS, ESTIGMAS, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
Por: alessandraburra • 5/9/2020 • Resenha • 373 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Alessandra Gaya
Resenha do artigo Etnocentrismo, estereótipos, estigmas, preconceito e discriminação, de Bianca Wild.
O etnocentrismo se ergue por meio de estereótipos baratos, muita das vezes, extremamente ofensivos, e infelizmente, já normalizados. A crença em uma cultura, em uma raça superior e o desprezo por aqueles que diferiam de um grupo recluso culminou uma vez na ascensão de ideologias nazistas e a uma segunda guerra mundial. O artigo do Portal Gelédes percorre os diversos tipos de intolerância, exemplificando diretamente com maestria, fazendo uso de falas de cunho preconceituoso para abordar e demonstrar a normalização de ideias etnocêntricas na sociedade.
Ao abordar o tema, Bianca Wild sequenciou uma corrente de estereótipos e grupos que vem sendo oprimidos há muito tempo, iniciando o artigo com introdução exímia e suscinta sobre o assunto de forma geral, credibilizando sua fala por meio de citações de frases etnocêntricas, a fim de demonstrar o que havia falado anteriormente.
Ao decorrer do texto, as informações vêm de forma direta e escancarada, de maneira muito bem colocada, explicadas de forma simples e de fácil entendimento, sem condenar ninguém, apenas demonstrando de forma muito acessível a nocividade de ter atitudes preconceituosas, como intolerância religiosa, machismo, racismo, homofobia entre outros. O uso de um artigo da Constituição, constrói de forma fantástica uma concretização das falas ditas antes, o que torna o texto ainda mais inteligível, uma vez que a Constituição Brasileira é de conhecimento mútuo da população, evidenciando que o texto tem objetivo de uma desconstrução gradativa, e não de ataque, uma vez que diversos estereótipos e falas preconceituosas estão, infelizmente, tão naturalizadas que passam de forma imperceptível.
Acredito que nunca é tarde para aprender, e que mudar não é, de maneira alguma, um ato vergonhoso, mas sim de orgulho. O artigo Etnocentrismo, estereótipos, estigmas, preconceito e discriminação é de extrema importância, em uma sociedade onde tudo é tirado do contexto, e qualquer mínimo posicionamento pode se interpretado como ataque, textos como esse se fazem mais necessários. O texto é fantástico, e acredito que todos deveriam lê-lo, pois além da escrita de fácil entendimento e assertiva, esse demonstra seu embasamento retirado de artigos científicos e especialista, qualificando o material apresentado. Penso que se mais pessoas lessem e tivessem acesso a artigos como este, a ignorância seria combatida.
...