RESENHA DO FILME: E SEU NOME É JONAS
Por: 231986 • 6/9/2018 • Resenha • 546 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
CAMPUS MINISTROS REIS VELOSSO
CUROS: CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
PROFESSOR: ANDERSON ALMEIDA DA SILVA
ACADÊMICOS: ANTONIA ELENILDA DA SILVA
MAX RONNY DO NASCIMENTO MARQUES
RESENHA DO FILME: E SEU NOME É JONAS
PARNAIBA-PI
2015
RESENHA DO FILME: E o seu nome é Jonas
O filme retrata o drama de uma família que precisa aprender a conviver com as diferenças de um de seus filhos que após três anos vivendo em foi um hospital do qual foi diagnosticado erroneamente como retardo mental, Jonas, o filho mais velho é surdo.
Na trama percebemos a não aceitação da família e todos querendo que ele fosse ouvinte, pois os mesmos insistiam em comunicar-se com ele através da fala.
O medo dos pais era em demasia e também a sua rejeição a surdez do filho, isso nos é mostrado quando os pais resolvem buscar tratamentos em uma escola para surdos, que tem a oralização como método educacional e rejeita totalmente o uso de sinais e gestos, pois para especialista que atendeu a mãe de Jonas, isso deixaria preguiçosos e não aprenderia falar. Então, Jonas passa a usar um grande aparelho auditivo, do qual seu pai acha feio e ridículo, para ele, aquele formato mostraria logo a “deficiência do filho” chegando a dizer “os outros garotos irão zombar dele”.
A história de Jonas tem vários pontos marcantes, a sua rejeição ao boneco do “homem aranha” do seu irmão, que para ele aquela imagem era assustadora; A morte do avô, porém não conseguiu entendeu o que era a morte naquele momento; bem como a tentativa de seus pais em aceitaras diferenças do filho, tentando inseri-lo no convivo social com praticas comum as outras crianças americanas e insiste que Jonas, aprenda baseball. O pai ainda presenteia Jonas com uma bicicleta e sem ouvi a buzina do carro e, é quase atropelado. A mãe não consegue compreende-lo quando o mesmo quer comer cachorro quente e sem essa compreensão Jonas, acaba ficando agressivo e ela se sente impotente por não conseguir ajudar o filho.
A rejeição do pai é muito grande que o mesmo passa a ter o filho como um retardo, causando insatisfação da esposa. Como o pai não aguenta a diferença do filho, abandona a família, e por sua vez a mãe de Jonas para mostrar que a culpa não era dela insistia que seu filho fosse igual a qualquer criança persistindo do método educacional de oralizaçao.
Em certa consulta ela observou uma família de surdos comunicando-se através da língua de sinais, foi ai que a mãe percebeu que havia outros métodos de lidar com a surdez, não precisando mais expor seu filho aos rígidos e ineficazes métodos daquela escola.
Após o episodio com os policiais a mãe uma decisão, Jonas iria aprender a língua de sinais. Ela procura um casal de surdos para ajuda-la, e ensina para o filho a língua de sinais. A partir de então, a vida do menino muda radicalmente a facilidade de se comunicar era tão grande que o mundo para ele passou a ter um novo significado.
Tudo isso só aconteceu quando a mãe aceitou o filho e passou a observar que todos possuem diferenças entre si, sejam ouvintes ou surdos, mas que é necessário aprender a respeitar e aceitar a diferença das pessoas.
...