RESPONSABILIDADE SOCIAL
Trabalho Escolar: RESPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natan07 • 15/11/2014 • 4.328 Palavras (18 Páginas) • 335 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Organizações em todo o mundo, assim como suas partes interessadas, estão se tornando cada vez mais cientes da necessidade e dos benefícios do comportamento socialmente responsável. O objetivo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentável.
O desempenho da organização em relação à sociedade em que opera e ao seu impacto no meio ambiente se tornou uma parte crucial na avaliação de seu desempenho geral e de sua capacidade de continuar a operar de forma eficaz. Isso, em parte, reflete o reconhecimento cada vez maior da necessidade de assegurar ecossistemas saudáveis, igualdade social e boa governança organizacional. A longo prazo, todas as atividades das organizações dependem da saúde dos ecossistemas do mundo. As organizações estão sujeitas a uma investigação mais criteriosa por parte de suas diversas partes interessadas. A percepção e a realidade do desempenho em responsabilidade social da organização podem influenciar, além de outros, os seguintes fatores:
• Sua vantagem competitiva;
• Sua reputação;
• Sua capacidade de atrair e manter trabalhadores e/ou conselheiros, sócios e acionistas, clientes ou usuários;
• A manutenção da moral, do compromisso e da produtividade dos empregados;
• A percepção de investidores, proprietários, doadores, patrocinadores e da comunidade financeira; e
• Sua relação com empresas, governos, mídia, fornecedores, organizações pares, clientes e a comunidade emque opera.
A norma Isso 26000começou a ser desenvolvida em 2005 e Segundo o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), no dia 1°de novembro de 2010, foi lançada, apublicação da Norma Internacional ISO 26000, referente a um conjunto de normas e diretrizes a respeito da Responsabilidade Social, lançado em Genebra. A versão brasileira foi lançada logo no dia 8 de dezembro do mesmo ano, São Paulo. A ISO 26000 é uma norma que serve para nortear as organizações, é de uso voluntário. Ela não é uma norma certificadora, com isso toda e qualquer organização pode adota-la com função de ser um guia de responsabilidade Social para qualquer tipo de organização nos setores privado, público e sem fins lucrativos, independente seu porteempresas, escolas, igrejas e etc. Todos os temas contêm várias questões e as organizações identificam suas particularidades e a implantam por meio do diálogo com as partes.
A responsabilidade social tem atualmente um lugar de destaque ao falar-se de gestão nas organizações. Com o objetivo de incentivar as ações sociais organizacionais, a International Organization for Standardization criou uma nova norma, a ISO 26000 – responsabilidade social, que surgiu para direcionar a ação social exercida pelas organizações.
2. SURGIMENTO DA ISO 26000
No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000, Após cinco anos de intenso trabalho, que envolveu cerca de 450 especialistas de 99 países, a Norma Internacional de Responsabilidade Social.
Em 2001, a ISO, Organização Internacional de Normalização, convidou o seu Comitê de Política do Consumidor – COPOLCO, a analisar a viabilidade e o interesse de uma norma internacional no tema. O COPOLCO foi absolutamente favorável à elaboração de uma norma internacional sobre o assunto, a fim de atender a uma demanda clara e urgente das organizações, dos consumidores e da sociedade como um todo. O comitê recomendou que se estabelecesse um grupo para o aprofundamento no assunto e o estudo do estado da arte da Responsabilidade Social no mundo. Em 2002, a ISO constituiu um grupo estratégico para essa finalidade que, em 2004, por meio de um relatório técnico, recomendou que a ISO desenvolvesse uma norma internacional. Em junho de 2004, a ISO realizou em Estocolmo, na Suécia, uma conferência na qual se decidiu pela elaboração da norma. Em decisão histórica, o Brasil e a Suécia, por meio de seus organismos de Normalização (ABNT) e Instituto Sueco de Normalização (SIS), foram eleitos para presidir o grupo de trabalho encarregado de elaborar a Norma Internacional de Responsabilidade Social.
A ISO 26000 continua a inovar e, nesse sentido, foi criado um grupo de acompanhamento de implementação da norma. A proposta de criação deste grupo surgiu na última reunião do Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO. Na ocasião, foram eleitos representantes das seis categorias de participantes, um representante de país desenvolvido e um de país em desenvolvimento e seus respectivos suplentes. O grupo deve, entre outras tarefas, acompanhar casos de implementação, buscar as melhores práticas e identificar oportunidades e necessidades de melhorias da norma.
3. O QUE É ISO 26000
É uma norma de diretrizes e não de requisitos, comproposito de uso voluntário, a ISO 26000 não visa e nem é apropriada a fins de certificação. A norma tem a função de ser um guia de Responsabilidade Social para qualquer tipo de organização nos setores privado, público e sem fins lucrativos, independente de seu porte ou atividade e de sua experiência com responsabilidade social.
A norma ISO 26000 tem como objetivo Estabelecer um entendimento comum sobre a prática da Responsabilidade Social, visandoorientar as organizações de todos os tipos etamanhos sobre os cuidados e princípios quedevem ser observados por instituições, empresas e demais entidades que desejam sersocialmente responsáveis. A ISO 26000 pode finalmente oferecer orientação a todas as organizações que desejam maximizar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.
4. OBJETIVOS DA NORMA
• Ajudar uma organização a endereçar suas responsabilidades sociais.
• Fornecer diretrizes práticas relacionadas a: Operacionalização da responsabilidade social;
• Identificação e engajamento de partes interessadas;
• Aumento da credibilidade de relatórios e reivindicações feitas sobre RS.
• Enfatizar resultados e melhoras de desempenho.
• Aumentar
...