RESUMO DO CAPÍTULO 6 DO LIVRO FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
Trabalho Universitário: RESUMO DO CAPÍTULO 6 DO LIVRO FUNDAMENTOS DA ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglasmm • 1/11/2014 • 678 Palavras (3 Páginas) • 2.441 Visualizações
PRODUÇÃO E CUSTOS
I – TEORIA DA PRODUÇÃO
1. Introdução
A teoria da produção e a teoria dos custos de produção constituem a chamada Teoria da Oferta da Firma Individual. Além disso, são peças fundamentais para a análise dos preços e do emprego dos fatores, assim como sua alocação entre os diversos usos alternativos na economia. Tais teorias desempenham dois papéis extremamente importantes:
a) Servem como base para a análise das relações existentes entre produção e custos de produção
b) Servem de apoio para a análise da procura da firma com relação aos fatores de produção que utiliza
2. Conceitos básicos da Teoria da Produção
Produção
A produção é o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado, que constituem ou chamas processos ou métodos de produção, divide em simples, múltiplo ou múltipla que depende as da eficiência focado no ponto de vista técnico ou tecnológico ou, no ponto de vista econômico.
Função de produção
É a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade utilizada na produção em determinado período.
Fatores Fixos e Fatores Variáveis de Produção – Curto e Longo Prazos
• Fatores de produção variáveis: são aquelas que a quantidade utilizada varia a produção quando o volume de produção altera
• Fatores de produção fixos: são as quantidades que não mudam quando a quantidade do produto varia, esses fatores de produção são considerados fixos ou variáveis, que é uma situação de curto prazo (quantidade produzida depende de uma variação).
3. Análise de curto prazo
Conceitos de Produto Total, Produtividade Média e Produtividade Marginal
• Produto total: quantidade que se obtém da utilização do fator variável
• Produtividade média: definida como o resultado da quantidade total produzida pela quantidade utilizada
• Produtividade marginal do fator: relação entre as variações do produto total quando ocorre uma variação no fator de produção.
Lei dos Rendimentos Decrescentes
É tipicamente um fenômeno de curto prazo menos um insumo fixo.
4. Análise de longo prazo
Economia de escala ou de rendimento de escalas
Representam a quantidade produzida e uma variação da quantidade utilizada.
Os rendimentos de escala podem ser:
• Crescente de escala (ou economias de escala)
• Constantes de escala
• Decrescentes de escala (ou deseconomia de escala).
II – CUSTOS DE PRODUÇÃO
1. Introdução
O principal objetivo de uma empresa é a maximização de seus resultados quando da realização de sua atividade produtiva. E para obter a otimização dos resultados, as empresas precisam atingir a maximização da produção para um dado custo, ou então minimizar um custo total para um dado nível de produção.
2. Custos totais de produção
É o total de despesas realizadas pela empresa com a utilização da combinação mais econômica dos fatores, por meio do qual é obtida uma determinada quantidade do produto.
Os
...