RESUMO EPA
Dissertações: RESUMO EPA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 16/10/2014 • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 477 Visualizações
Resumo do 1º e 2° cap. do livro Administração: Teoria e Pratica no Contexto Brasileiro – 2º Edição – Sobral, Filipe
Capítulo 1
Introdução à Administração e às Organizações
A organização é estruturada por um conjunto de pessoas com objetivos comuns, tem estruturação organizacional, podemos citar como exemplos: definição de regras, procedimentos, funções e hierarquia entre outros. Os administradores são responsáveis, pela progressão e sucesso na organização.
Administração "Processo de coordenação dos trabalhos dos membros de uma organização e locação dos recursos organizacionais, para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”. (Filipe Sobral)
Eficácia: Capacidade de realizar as atividades da organização, de modo a alcançar os objetivos estabelecidos.
Eficiência: Capacidade de realização das atividades da organização minimizando a utilização do seu recurso
As organizações são divididas em três níveis:
• Estratégico: são administradores responsáveis, pelas tomadas de decisões.
• Tático: são os gerentes responsáveis por alguma área especifica da organização.
• Operacional: É o nível de supervisão que atua na linha de frente, por coordenar e executar algumas demandas e atividades das organizações.
Planejar: Determinar metas e como alcança-las. Cabe também desenvolver planos de ação que organizem as atividades.
Organizar: Definir atividades e autoridades aos envolvidos. Criar a estrutura da organização.
Dirigir: Lidera, motiva e da um norte aos empregados, trata conflitos e cria um ambiente adequado para o trabalho.
Controlar: Acompanha e examina o desempenho nos negócios, compara indicadores e corrige problemas.
Os Administradores se enquadram nestas funções, o nível de hierarquia é o que define se mais dirige ou mais planeja. Níveis mais altos tem o foco maior no plano planejamento. Suas atividades variam conforme o nível organizacional.
O tempo empregado em cada atividade depende da dimensão da empresa.
As principais áreas do negócio são:
Produção/Operações: Produz bens e presta serviços. Planeja produtos como criar, desenvolver e o potencial de comercialização. Define etapas desde compra da matéria prima, construção do produto e controle de estoque.
Comercial e Marketing: Capita e busca fidelizar clientes. Tem como atribuições analisar o mercado. Desenvolve produtos e alinha preços conforme tendências.
Financeiro: Capta e investe com eficácia os recursos da empresa para alcançar seus objetivos como empresa. Cria relatórios que demonstram a situação da empresa. Controla a saúde financeira, riscos e maneira adequada de investir. Define politicas relacionadas a financiamentos e repartição dos lucros.
Área de recursos humanos: Seu objetivo principal é o foco na gestação de pessoas preparando e desenvolvendo o funcionário de acordo com a politica da empresa, aperfeiçoando suas habilidades e competências na organização.
Sendo que o administrador pode exercer alguns papeis na organização:
Líder, supervisor, disseminador de informação interna ou externa, coordenador, gerência e empreendedor. O papel do administrador depende de sua posição hierárquica.
O Modelo de administração no Brasil apresenta alguns traços característicos cultural do país segundo quatro grandes subsistemas: o institucional, o pessoal dos lideres e liderados.
Exemplos do sistema de ação cultura brasileira:
Concentração de poder
Personalismo
Postura de espectadores
Aversão ao conflito
Formalismo
Lealdade às pessoas
Paternalismo
Flexibilidade
Impunidade
Capítulo 2
A Evolução do pensamento em administração
O estudo das teorias em administração traz consigo grandes avanços nos campos conceituais e práticos, analisando o pensamento e a evolução dos princípios administrativos, o enfoque do estudo principal teve como objetivo de aguçar o estudo da administração apontando a compreensão e os limites que a concentração teórica, em seu conceito na pratica. Administração realizada na pratica representa um aprendizado para a humanidade, estando atual nas formas de organização de sociedades.
A evolução do pensamento em administração em um determinado momento é intimamente relacionada com as condições socioeconômica da sociedade. Com o passar dos anos, teorias clássicas necessitam modernizações, ao se tornarem antiquadas às diferentes mudanças sofridas na sociedade, tais como relacionamento entre pessoas, formas de poder e liderança, avanço tecnológico e econômico.
As principais escolas do pensamento administrativo analisadas são: escola clássica de administração, escola comportamental, a escola quantitativa e a escola contingencial.
Escola clássica de administração
Seus principais apoios foram desenvolvidos por autores diretamente ligados com a prática gerencial, buscando desenvolver princípios racionais que levariam administração mais eficiente.
São divididas em três correntes:
Movimento de administração científica.
Gestão administrativa.
Teoria da burocracia.
Escola Comportamental de administração
A escola comportamental de administração busca em sua teoria analisar o impacto do comportamento humano nas empresas, em sua abordagem procura identificar como ser humano não são apenas influenciados por estímulos econômicos, mas atendem a outros fatores de ordem social e psicológica.
Duas marcantes correntes para o desenvolvimento dentro da escola comportamental esta centrado no lado humano e subjetivo das organizações:
• Movimento das relações humanas
Surge a partir dos resultados de uma pesquisa de campo na fábrica da Western Eletric em Hawthorne, em Chicago nos Estados Unidos com a realização dessas pesquisas surge as bases para o desenvolvimento das relações humanas, o objetivo principal consistia em verificar os efeitos da iluminação no local de trabalho, buscou observar comportamento de cada trabalhador com mudanças nos horários de intervalo, lanches incentivos etc.
• Abordagem comportamental
Os estudos comportamentais vão propor as medidas de modificação no ambiente de trabalho e em suas estruturas organizacionais, alinhando conforme as necessidades do desenvolvimento do trabalhador.
Escola quantitativa
A escola quantitativa apresenta em seu contexto uma contribuição nos complexos de modelos matemáticos na analise de problemas organizacionais, tendo como foco auxiliar na resolução de problemas nas empresas.
A escola quantitativa é dividida em três correntes: pesquisa operacional, gestão de operação e sistemas de informação gerenciais.
• Pesquisa operacional
Os moldes de pesquisas operacionais direcionam o administrador uma forma sistemática e cientifica de resolver problemas em um ambiente coorporativo conturbado por conflitos.
• Gestão de operação
Foco nos processos de operação de transformação de materiais, trabalho e capital buscando a otimização das operações por meio de recursos utilizados para gerar bens e serviços.
• Sistemas de informação gerenciais
O principal objetivo é monitorar, processar e coletar dados de informações para transformar em uma informação acessível e benéfica para todos os níveis hierárquicos.
Escola Contingencial
Em sua teoria há uma técnica presente para o alcance dos objetivos da corporação:
• Teoria de sistemas
Apresenta uma nova forma de visualizar e interpretar as empresas contribui para uma abrangente visão interna e externa, tal enfoque tem como proposito visar á organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas.
Propõe na teoria de sistemas que corporação deve ser vista como sistemas abertos, buscando melhorar sua forma de organização em termos de alcance de suas metas.
O principal objetivo deste capítulo foi apresentar os pensamentos administrativos caracterizados por diversas mudanças de cenários e suas formas de adaptação. O foco nos princípios gerais da administração suas teorias e escolas administrativas os fatores do comportamento humano em constante aprimoramento nos ambientes corporativos pelos presentes estudos apresentados.
...