TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - Superdicas Para Se Tornar Um Verdadeiro líder

Monografias: RESUMO - Superdicas Para Se Tornar Um Verdadeiro líder. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  1.856 Visualizações

Página 1 de 6

No livro “Superdicas para se tornar um verdadeiro líder”, de Paulo Gaudencio, o autor descreve os passos para atingir e exercer a liderança com naturalidade e competência, ensinando que o verdadeiro líder respeita seus liderados e os entende não apenas na esfera profissional, mas em seus aspectos psicológicos e emocionais.

São propostas sessenta dicas que partem do princípio de entender o termo liderança, para assim contribuir no entendimento do seu exercício e em seu direcionamento à prática espontânea, condição essencial para que uma organização seja bem-sucedida em seus projetos, no cumprimento de cronogramas e no alcance de suas metas.

O autor inicia sua obra definido a liderança como o processo de influenciar os outros para que trabalhem em direção às metas e fazendo alusão ao fato de que se a liderança for aplicada com ato de pensar, refere-se a um instrumento gerencial indispensável, que pode ser desenvolvido; e se aplicada valendo-se do emocional, essa característica não poderia ser alcançada, pois acreditam que aqueles que a possuem já a trazem desde o berço. Entretanto, de nada adianta aprender e treinar os comportamentos corretos para cada situação se a pessoa não estiver emocionalmente pronta para liderar.

Em seguida ele comenta que o líder é alguém que sabe o que quer, pois ele tem um sonho, e quer o que sabe, porque deseja a concretização do sonho mais do que a glória de tê-lo realizado. E para alcançar seu sonho o líder deve respeitar as duas condições propostas pelo filósofo alemão Immanuel Kant: tratar as pessoas como maiores, para elas ser autônomas, pois elas precisam pensar por si mesmas para que possam entender e assumir as normas como suas; e deixar as pessoas viverem suas emoções de forma adequada e livre no papel profissional.

O líder deve ter como característica básica a capacidade de ouvir e como características essenciais, para que tenha sucesso no comprometimento de seus subordinados com o seu sonho, a coragem de colocar o sonho em prática, de testá-lo, podendo ou não ter sucesso; a humildade para abdicar de ser seguido, para que o sonho passe a ser o objetivo de todos; e a integridade moral e emocional, condição imprescindível para a autenticidade no comprometimento.

O mesmo conta ainda com alguns instrumentos gerenciais, sendo: a delegação, o feedback e o reconhecimento, pois o líder deve delegar um desafio, acompanhar o processo, reconhecer e comemorar quando o liderado tiver sucesso.

Entretanto, o líder precisa desenvolver um termômetro, para identificar o seu estilo de liderança, avaliar suas habilidades e pontos de melhoria e desenvolver estilos alternativos, para liderar em situações específicas, pois um bom líder identifica essas características em seus subordinados e respeita seus traços de personalidade.

Vale ressaltar que um verdadeiro líder precisa aprender a se valer dos quatro tipos de liderança, aplicando e adaptando cada um às situações que enfrenta.

Os tipos de liderança podem ser classificados em:

- Líder sistemático: aquele que analisa e planeja tudo cuidadosamente, impõe lógica e estrutura às tarefas e exige dos subordinados os seus próprios padrões de perfeição. Executa o trabalho de forma objetiva e segura, mas, quando a situação exige súbitas mudanças de rumo, sua falta de flexibilidade pode estressar a equipe.

- Líder diretivo: aquele que assume a responsabilidade pela tarefa e define quem deverá executá-la, como e quando. Dá um claro senso de direção para seus subordinados e, em momentos de crise, encarrega-se também de tirá-los das dificuldades. Negocia e estimula, mas muitas vezes é visto como autoritário pela sua equipe.

- Líder ponderado: aquele que quer harmonia no grupo e o melhor relacionamento entre todos, criando um clima de trabalho confortável. Segue procedimentos testados e ajustados e estabelece um ritmo de trabalho fácil para todos. A desvantagem é que, por apresentar poucos desafios à sua equipe, não estimula o seu crescimento.

- Líder inspirador: aquele que visualiza a tarefa como um todo. Considera todas as possibilidades e muda a direção do trabalho de acordo com a situação. É espontâneo, corajoso, entusiasta e aumenta o nível de energia em seu grupo. Mas em situações que podem decisões rápidas e objetivas, pode deixar sua equipe confusa e menos eficiente.

O líder que souber utilizar diversos estilos gerenciais poderá ser livre para escolher qual, entre eles, é o mais adequado para cada situação, sabendo resolvê-la com boa dose de competência e bom senso.

Outro ponto abordado pelo autor é que para ser realmente competente como líder é precioso que, além de adquirir e atualizar constantemente os seus conhecimentos e habilidades, o mesmo se desenvolva no plano emocional.

Mudar emocionalmente é um processo que exige paciência e perseverança, significa abandonar caminhos que usamos há tantos anos, conhecidos como zona de conforto, e criar novos caminhos, com novas sinapses.

Para isso lança-se em mãos a avaliação 360º, que é um instrumento de aprimoramento profissional que ajuda as pessoas a se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com