RISCOS FLEXÍVEIS
Relatório de pesquisa: RISCOS FLEXÍVEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rillene • 29/5/2014 • Relatório de pesquisa • 627 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
RISERS FLEXÍVEIS
Santos
2014
RESUMO
Os risers são tubos que fazem a ligação entre os poços de petróleo, no fundo do mar, e as plataformas ou navios, na superfície, são considerados como uma das partes críticas de um sistema de exploração offshore. Essas estruturas ficam continuamente sujeitas às ações dinâmicas de ondas, correntes marítimas e movimento da plataforma, podendo ter o seu comportamento influenciado pelo grande número de esforços a que são submetidos. O presente trabalho aborda desde o seu princípio básico de funcionamento, materiais utilizados em sua construção, métodos de lançamento, classificação segundo as normas.
CAPITULO 1 – DESENVOLVIMENTO
1.1 INTRODUÇÃO
Os risers, tubos que fazem a ligação entre os poços de petróleo, no solo marinho, e as plataformas ou navios, na superfície, são considerados como uma das partes críticas de um sistema de exploração offshore. Essas estruturas ficam continuamente sujeitas às ações dinâmicas de ondas, correntes marítimas e movimento da plataforma, podendo ter o seu comportamento influenciado pelo grande número de solicitações a que são submetidos. Especialmente no caso de águas mais profundas, esses componentes passam a merecer atenção especial, visto que as condições de pressão e temperatura em grandes profundidades não são as ideais para seu funcionamento.
1.2 OBJETIVO
Este trabalho tem a finalidade de pesquisar risers flexíveis e suas funções.
CAPITULO 2 – DESENVOLVIMENTO
Os risers são tubulações verticais, geralmente dispostos em configurações de Curva segundo a qual se estende, sob a influência do peso, um fio homogêneo, inextensível, suspenso pelas duas extremidades a dois pontos fixos, utilizados para transportar o óleo ou o gás do fundo do mar até a superfície. Podendo ser flexíveis, compostos por camadas de plástico e aço, ou rígidos, compostos de aço, os risers também são usados para injetar a água necessária para estimular o poço durante o processo de exploração.
São tubos que fazem a ligação entre poços de petróleo, no fundo do mar, e as plataformas ou navios na superfície, são considerados como uma das partes críticas de um sistema de exploração offshore.
Essas estruturas ficam continuamente sujeitas às ações dinâmicas de ondas, correntes marítimas e movimento da plataforma, podendo ter o seu comportamento influenciado pelo grande número de solicitações a que são submetidos. São responsáveis pela drenagem e o controle dos poços.
2.1-
...