ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS.
Artigo: ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: emaciel • 23/9/2013 • 4.969 Palavras (20 Páginas) • 270 Visualizações
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS.
ANANINDEUA, 20 DE JUNHO DE 2013.
1) Roteiro de preparação para negociações salariais (Etapa 4, Passo 3).
Roteiro de preparação para negociações salariais:
-Relatar o máximo de ações que realizou nos últimos tempos que impactaram positivamente em seu trabalho, sua área e na empresa em que trabalha, e que está se capacitando para melhor se desenvolver profissionalmente.
- Buscar informações salariais do seu cargo no mercado, para que você entenda suas expectativas e compare com a realidade aplicada a outros profissionais atuantes na mesma função.
- Entender claramente a importância da sua função na estrutura organizacional da empresa, pois a análise de seu mérito deve partir primeiramente de você mesmo.
- Conhecer a missão, os objetivos e as necessidades de crescimento da empresa, para que seus argumentos estejam alinhados com os interesses da organização.
1.1 Para preparar o Roteiro, responder às seguintes perguntas:
a) Você estaria preparado (a) para receber uma resposta negativa?
R: Sim, pois a partir do momento em que decido falar com meu gestor a respeito do aumento salarial, sou sabedor que há possibilidades de não ser atendido, porém o que eu posso conseguir é uma resposta positiva.
b) Qual seria a sua reação?
R: Caso a resposta seja negativa, terei a chance de tentar negociar com base em meus argumentos (ações realizadas). O importante é não deixar a situação sem uma resposta seja negativa ou positiva, pois é com base nessa resposta que poderei entender como meu gestor me enxerga dentro da organização, até onde meu trabalho é considerado e importante ou não, e com isso poder entender o porquê de uma resposta negativa.
c) Como administraria a situação?
R: agir normalmente, com transparência, profissionalismo e seriedade, pois de nada adiantaria se precipitar diante do “conflito” perdendo o foco se concentrando no problema do não sem parar para raciocinar o objetivo da negociação. Daria um prazo para o meu supervisor pensar em tudo que falei, com dia e hora marcados para um novo retorno.
d) Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?
R: Falaria de todas as metas da empresa alcançadas ao longo do ano, e o quanto me dediquei para alcançá-las e contribuir com meu Trabalho. Observaria o fato de ter procurado fazer tudo dentro do meu horário, evitando horas extras e despesas a mais para a empresa. Diria também o quanto a empresa irá desfrutar dos meus conhecimentos adquiridos com a graduação. Comentaria sobre o custo para se ter um empregado que esteja alinhado as regras e visão da empresa, e o quanto rotatividade gera despesas (para atrair um novo funcionário), o melhor é manter, incentivar e motivar a equipe que existe, evitando “perder” colaboradores para a concorrência apenas por uma questão salarial.
2) ANEXOS:
Texto 1 (Etapa 1, Passo 3).
Texto 2 (Etapa 2, Passo 2).
Texto 3 (Etapa 3, Passo 3).
Texto 1 (Etapa 1, Passo 3).
1. Negociação bem sucedida é quando as duas partes saem com a sensação de ter feito um bom negócio. O mais importante não é o resultado e sim a sensação de ter feito um bom negócio. (INÁCIA SOARES ENTREVISTA MARCIO MIRANDA, 2008)
2. Negociações, entretanto, não são realizadas apenas por homens de negócios, vendedores e compradores e empresários. São feitas por nós mesmos, executivos ou não, em nosso dia-dia, quando buscamos um novo emprego, quando tentamos obter uma promoção ou aumento salarial, quando desejamos alugar um imóvel, dentre uma infinidade de outras situações. (SORTINO, 2005, P.47)
3. Negociação é relacionamento e não um ato isolado. É sempre alguma coisa que se faz em conjunto. E, em todo o relacionamento, dois fatores estão sempre presentes: emoção e comunicação. Não há relacionamento humano sem a presença desses dois componentes e a maneira como eles são considerados reflete diretamente no êxito ou no fracasso da negociação. (WANDERLEY, 1998, P.22)
Passo 3 (Equipe)
Produzir um texto, de uma página, com as diferentes definições de Negociação encontradas.
MARTINELLI e ALMEIDA, 1996, num contexto de evolução da consciência.
Humana, é explorada a arte da negociação e a busca do ganha a ganha no processo.
Os onze pontos da proposta de abordagem sistêmica, conforme expostos detalhadamente na tese de livre-docência deste autor (MARTINELLI, 1999), são:
• processo de negociação como sistema de transformação de entradas (estímulos) em saídas (respostas), lembrando Mesarovic e Takahara (1975);
• importância da comunicação no processo de negociação;
• variáveis básicas de um processo de negociação;
• habilidades essenciais dos negociadores;
• planejamento da negociação;
• questão ética nas negociações;
• envolvimento de uma terceira parte no conflito;
• uso dos tipos psicológicos na solução dos conflitos;
• preocupação com as Weltanschauungen (W) dos participantes;
• capacidade de lidar com as diferentes W dos envolvidos;
• busca de uma negociação evolutiva, segundo o princípio de hierarquização de sistemas.
Negociar é uma arte que representa o processo de comunicação eficiente, baseando se na coragem de enfrentar desafios. Existem várias maneiras de se negociar, além de satisfação profissional o lado pessoal.
A negociação com base na transparência implica na confiança das partes envolvidas, uma vez que a relação humana está presente em tudo que se diz respeito ao ato de negociar.
Portanto negociar
...