Raciocinio Lógico
Ensaios: Raciocinio Lógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathalia.brastan • 27/11/2013 • 731 Palavras (3 Páginas) • 254 Visualizações
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Correta
O pensamento de Parmênides teria se desenvolvido e seria marcado pela sua contraposição a Heráclito (cerca de 540-480 a.C.), seu contemporâneo da cidade Éfeso (região de Mileto), para quem a contradição e a mudança seriam o princípio universal do Cosmo e da própria vida. Este seria, para Parmênides, o erro e o problema de toda a filosofia e ciência desde Tales. Ele notava que a verdade não poderia estar nas coisas, e consequentemente nem poderia provir das experiências sensoriais. O caminho correto à verdade estaria só no pensamento. Daí surgia a primeira exposição de um princípio lógico a partir do qual deveria ser conduzido o nosso raciocínio. Esse princípio se chamou de:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Princípio da Identidade
Resposta Correta: a.
Princípio da Identidade
Feedback da resposta:
Foi Parmênides que chegou à conclusão de que o pensamento, o dizer, portanto, exigia antes de tudo, identidade. Estava assim formulado, mesmo que ainda em entrelinhas o primeiro princípio lógico, o princípio da identidade.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
Os pré-socráticos, também conhecidos por filósofos da natureza, tentaram explicar a origem da vida por meio dos elementos encontrados na natureza e não por meio místico. Um dos filósofos dessa época escolheu a água como elemento originário de todas as coisas, pois como ela é importante para a vida dos homens, dos animais e das plantas, e como era tão dinâmica, podendo se configurar nas mais variadas formas. Marque a alternativa abaixo que nomeia tal filósofo:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Tales
Resposta Correta: a.
Tales
Feedback da resposta:
Foi com Tales de Mileto (cerca de 624-545 a.C.) que surge a primeira proposição filosófica, ou pode-se dizer, a primeira explicação sobre a origem do Cosmo. Tales afirma que “Tudo é água”.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Correta
O problema da lógica dialética, para Aristóteles, seria ter como fundamento e ponto de partida opiniões pode ser bom para quem tem como único objetivo a persuasão ou ganhar uma disputa oratória, mas este estaria longe de ser o procedimento seguro para quem almejasse a verdadeira filosofia ou ciência. Aristóteles entendia que a dialética era um exercício do pensamento e do discurso e ela tinha seu valor; no entanto, para exercitar o pensamento, ou mesmo quando pensamos e proferimos algum discurso, antes mesmo de formarmos qualquer conteúdo ou juízo, é necessário seguir leis que já estão a priori a nossa disposição no intelecto. Nesse sentido, a lógica para Aristóteles seria:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Instrumental e Formal
Resposta Correta: a.
Instrumental e Formal
Feedback da resposta:
A lógica para Aristóteles seria instrumental e também formal.
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
Correta
A seguir temos um trecho da historiadora da filosofia Marilena Chauí
...