Racismo Na Midia
Casos: Racismo Na Midia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: glaucaruan • 22/10/2013 • 3.753 Palavras (16 Páginas) • 588 Visualizações
RESUMO
O objetivo deste relatório é analisar como a emissora Rede Globo influência o racismo em sua programação; a metodologia adotada quanto à abordagem foi qualitativa, quanto ao método foi dedutivo, quanto aos objetivos foi descrito e quanto aos instrumentos foi a pesquisa de campo, entrevistas com telespectadores negros e brancos; na análise de resultados percebe-se que a maioria dos entrevistados, acreditam que os negros sofrem algum tipo de discriminação ou preconceito nas telenovelas, muitos acreditam que o maior problema está na forma com negro é retratado; nas considerações finais percebe – se que as expressões de racismo têm sido identificadas nas representações numéricas, interação das personagem, características dos papeis representados , importância dos papéis representados, importância dos papéis, representação da espécie humana, contextos das representações, categorias de produtos associados à etnia , tendo em vista essa analise percebemos que a emissora Rede Globo exerce em parte grande influência no cotidiano da sociedade.
Palavra-chave: direito; cidadania; etnia; racismo; racismo na mídia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................4
2 JUSTIFICATIVA..................................................................................................................7
3 REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................................................9
4 ANÁLISE EDISCUSSÃO DE RESULTADOS.................................................................11
5 CONSIDERAÇOES FINAIS..............................................................................................13
REFERÊNCIAS......................................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
A cidadania está presente na sociedade como forma de auxiliar na colaboração para o bem-estar de uma comunidade. O bem-estar de todos inclui o respeito ao próximo, aceitando e convivendo com as diferenças de cada um. O Brasil é um país que se relaciona com uma grande diversidade cultural e social, desde o seu descobrimento até os dias de hoje. No entanto, em desacordo com o conceito de cidadania, temos no Brasil o racismo que vem se tornando cada vez mais frequente. Apesar de estarmos em pleno século XXI, nos deparamos com pessoas com comportamentos preconceituosos, que são capazes de discriminar as pessoas pela sua cor.
Isso vem gerando transtornos à população negra, que devido ao racismo, perde muitas oportunidades de emprego, recebe salários inferiores ao das pessoas brancas e passam por constrangimentos, pois, em muitas vezes, tem sua imagem ligada à criminalidade. Em consequência disso, pode-se dizer que muitos não possuem uma vida melhor e mais digna por falta de oportunidades.
Um dos mecanismos de racismos mais perigosos atualmente é o racismo na mídia. Hoje vivemos em um mundo globalizado em que a tecnologia tomou conta da vida dos seres humanos. As ferramentas de mídia, como rádio, televisão, computador e celulares, estão constantemente no dia a dia do brasileiro. A televisão, como referência nacional, gera uma influência significativa nos cidadãos, o fato é que mesmo podendo ser utilizada como uma das armas contra o racismo, a mídia de certa forma, reprime e inferioriza os negros.
Um exemplo são as novelas, que, em sua maioria, retratam o negro como pessoas de baixa renda, residentes em favelas e ligados à violência. O que para a população se tornou “comum”, pois os protagonistas, ou papeis de grandes executivos são retratados por brancos.
E é essa a preocupação quando se trata do racismo na mídia, pois o preconceito não ocorre explicitamente como nas outras modalidades, ele atua camuflado, necessitando uma atenção e um ponto de vista crítico para percebê-lo, e por isso, em sua maioria passa despercebido e é aceito pela sociedade, tornando-se algo que faz parte do nosso cotidiano, portanto normal para a sociedade.
Atualmente, a mídia alcançou um lugar dominante no dia-a-dia da sociedade. A influência exercida por ela nas pessoas vai além da maneira de se vestir ou de se comportar; passando a influenciar diretamente no modo de pensar e agir. Dentre todos os canais ligados à mídia, as telenovelas são as principais, quando se trata do poder da influência. Há algum tempo, temas como o alcoolismo, uso de entorpecentes ou racismo estão sendo frequentemente retratados nas novelas; podendo ser assim uma forma positiva de utilização da mídia. Mas o problema é que por muitas vezes essa retratação foge da realidade, e a população passa a aceitar apenas o que está sendo transmitido.
Diante disso, o problema da pesquisa consiste na seguinte questão: de que forma a Rede Globo reproduz o racismo na sociedade?
O objetivo geral desta pesquisa e analisar de que forma a emissora Rede Globo influência o racismo em sua programação; o objetivo específico é apontar a maneira como ocorre o preconceito nas novelas ; verificar a média de atores negros em cada novela em uma década; entrevistar telespectadores brancos e negros; referente à maneira como o negro é retratado e a forma como essa retratação é vista; expor as percepções que os telespectadores têm em relação ao modo que o negro é retratado; apresentar a lei do racismo.
A metodologia desta pesquisa, quanto à abordagem do problema, classifica-se em qualitativa, que segundo Mezzaroba; Monteiro (2009, p. 65-110):
É uma propriedade de idéias, coisas e pessoas que permite que sejam diferenciadas entre si de acordo com suas naturezas, essa pesquisa não vai medir seus dados, mas, antes, procurar identificar suas naturezas.
Segundo os autores, a compreensão das informações é feita de uma forma mais global
...