Racismo No Futebol
Trabalho Escolar: Racismo No Futebol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: linebah • 30/5/2014 • 452 Palavras (2 Páginas) • 1.700 Visualizações
Este estudo se justifica enquanto um problema histórico e atual quanto ao racismo no Brasil preocupa com a totalidade dos problemas, e porque o tema ora proposto, só pode ser compreendido em sua totalidade, a partir de seus aspectos humanos, sociais, políticos, econômicos e históricos. Com efeito, sua análise demanda uma criteriosa reflexão sobre problemas e conceitos , por meio do enfrentamento da complexa questão de reconhecimento da condição de humanidade e dignidade da comunidade negra e de toda a sociedade brasileira com suas matrizes africanas.
Em Casa Grande e Senzala dá muita ênfase a questão da formação da sociedade brasileira, tendo em vista a miscigenação que ocorreu principalmente entre brancos, negros e indígenas. Na opinião de Freyre, a própria estrutura Arquitetônica da casa grande expressaria o modo de organização social e política que se instaurou no Brasil, qual seja o do patriarcal ismo Isto posto que tal estrutura fosse capaz de incorporar os vários elementos que comporiam a propriedade fundiária do Brasil colônia etc. Este domínio se estabelece de maneira a incorporar tais elementos e não de excluí-los. Segundo Clovis Moura Gilberto Freyre caracterizou a escravidão no Brasil como composta de senhores maleáveis e escravos conformados. A questão no Brasil hoje é polêmica. vêem setores da sociedade tentando por todos os meios colocar a questão racial no Brasil como um problema gravíssimo, enfatizando a tese de que a "democracia racial" seria um "mito". Pode-se dizer que não há "democracia racial" no Brasil; contudo, não pelo fato de haver desentendimento entre as raças, mas sim pelo fato de não haver uma democracia efetivamente sólida de modo geral entre a população, seja ela branca, negra ou mestiça. Muda-se o fator causal da desigualdade, tentando colocar a desigualdade social, que em grande parte coincide, pela própria conjuntura história, com a estratificação étnica, como proveniente de um "racismo encoberto". O que acontece no campo de futebol hoje . A sociedade brasileira encobre o racismo e pratica as escondida Os que agridem por racismo trazem consigo sentimento de inferioridade, não conseguem trabalhar dentro de si , ofendem o outro.
No Brasil, a maioria dos jogadores de futebol advém de camadas mais pobres. Embora isso esteja mudando, porque o futebol mudou, ainda é assim. Dentre esses, a maioria dos que atingem grande sucesso são negros. Por buscarem o sonho de vencer na carreira desde cedo, poucos estudam. Os "fora de série" são descobertos cada vez mais cedo e depois de alçados à condição de estrelas vivem um mundo à parte, numa bolha. Poucos foram ou são aqueles que conseguem combinar genialidade esportiva e intelectual. E quando o assunto é racismo, a tendência é piorar. O racismo é algo muito sério. Vivemos no Brasil uma escala assombrosa da violência racista.
...