Radição Natural E Artifical
Casos: Radição Natural E Artifical. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: orlandohonorio • 14/10/2013 • 753 Palavras (4 Páginas) • 218 Visualizações
Radiação natural
A radioatividade natural foi descoberta acidentalmente por Becquerel em 1896, quando estudava a fluorescência dos sais de urânio. Durante a sua experiência verificou que havia emissão de radiação de alta energia, que escurecia uma chapa fotográfica.
Por esta altura o urânio já era conhecido, e o que o francês Becquerel tentou provar foi que a velocidade de emissão de radioatividade era proporcional à quantidade de urânio presente nos sais. E tal confirmou-se exceto para um mineral de urânio denominado pechblenda.
Dois anos depois, Marie e Pierre Curie conseguiram isolar o elemento, que se revelou muito mais radio ativo que o urânio. Chamaram-lhe polônio. Mais tarde isolaram outro elemento ainda mais radioativo: o rádio.
Fontes naturais de radiação:
Núcleos radioativos
Alimentação
Tudo o que comemos e bebemos é radioativo porém os elementos radioativos naturais presentes na Terra são absorvidos pelas plantas e animais, como é o caso do potássio-40.
Atmosfera
Nela encontra-se o carbono-14, que tem origem na interação entre os raios cósmicos e a atmosfera.
Terrestre
Com o Big Bang o hidrogênio e o hélio formaram elementos mais pesados, muitos deles radioativos que têm vindo a decair para elementos mais estáveis.
Contudo porque a meia-vida de alguns é maior que a idade da Terra, estes ainda hoje são observáveis, constituindo uma fonte de radioatividade natural, como é exemplo o urânio que decai para partículas alfa e beta, e do rádio, que se encontra em rochas, minerais, solos e água.
Urânio
(Natural)
O urânio (homenagem ao planeta Urano), é um elemento químico de símbolo U e de massa atômica igual a 238 u, apresenta número atômico 92 (92 prótons e 92 elétrons), é um elemento natural e comum, muito mais abundante que a prata, abundância comparável à do molibdênio e arsênio, porém quatro vezes menos abundante que o tório.
À temperatura ambiente, o urânio encontra-se no estado sólido.
Sol (natural)
O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteróides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor.
Radiação Artificial
Produz-se a radioatividade artificial quando se bombardeiam certos núcleos atômicos com partículas apropriadas. Se a energia dessas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo bombardeado formando um novo núcleo que, se torna instável e se desintegra posteriormente.
A radioatividade artificial foi descoberta pelo casal Joliot Curie
(Frederico Joliot e Irene Joliot Curie), bombardeando núcleos de Boro e Alumínio com partículas alfa. Eles observaram que as substâncias bombardeadas emitiam radiações após retirar o corpo radioativo emissor de partículas alfa.
Fontes artificiais de radiação
Os rádios núcleos artificiais têm sido criados desde a descoberta da fissão atômica nuclear.
Esta radiação ionizante artificial tem como causas a poluição ambiental (tratamento de resíduos, queima de fósseis, lixo radioativo das
...