TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raiva

Trabalho Universitário: Raiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 7

. INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como objetivo falar sobre o vírus da raiva, um Lyssavirus, que pertence à família Rhabdoviridae, possui um genoma de cadeia linear de RNA negativo. O seu virião possui uma nucleocápside helicoidal e envelope lipídico revestido exteriormente por espigões.

A raiva é uma doença infecciosa aguda e fatal, causada por este vírus, que se alastra pelo sistema nervoso central e se encontra em grandes concentrações nas glândulas salivares (1). Este vírus agrupa-se em formações, corpúsculos de Negri, que são agregados de partículas virais (Ferreira, 1968).

O vírus rábico ocorre em todo o Mundo, com algumas excepções, como o Japão, ReinoUnido, Nova Zelândia, Antártida, e outras pequenas ilhas como o Havai, onde foi completamente erradicado (Murphy, et al. 1999).

A infecção natural é consequência da mordedura de um animal raivoso. A gravidade da infecção está ligada a vários factores, como a virulência da saliva, a extensão e profundidade da ferida (Ferreira, 1968). No cão os sintomas podem manifestar-se de duas formas: raiva furiosa ou raiva muda (Murphy, et al. 1999).

O controlo da raiva é efectuado essencialmente através da profilaxia sanitária e varia consoante a região do mundo e os hospedeiros reservatórios.

2.DESENVOLVIMENTO

Raiva Humana

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves que se tem conhecimento, com taxa de mortalidade de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da existência da vacina e da imunoglobulina, que ajudam a prevenir a raiva humana, ainda morrem de raiva anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo. Os animais silvestres são reservatórios primários da raiva na maior parte do mundo.

Neste texto vamos abordoar os seguintes pontos sobre a raiva:

• O que é a raiva humana.

• Transmissão da raiva.

• Sintomas da raiva.

• Tratamento da raiva (vacina contra raiva).

• Relação da raiva com morcegos.

O que é Raiva Humana

A raiva é uma grave doença infecciosa causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da famíliaRhabdoviridae, que leva ao óbito praticamente 100% dos pacientes contaminados. Desde o século XIX, porém, já existe vacina contra a raiva, sendo ela bastante efetiva em impedir o avanço da doença, caso administrada em tempo hábil raiva é uma doença transmitida somente por animais mamíferos, geralmente através da mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele. O vírus da raiva tem atração pelas células do sistema nervoso, invadindo imediatamente os nervos periféricos após ser inoculado através da pele. Quando nos nervos, o vírus passa a se mover lentamente, cerca de 12 milímetro por dia, em direção ao sistema nervoso central. Ao chegar no cérebro, o vírus da raiva tem atração pelas células do sistema nervoso, invadindo imediatamente os nervos periféricos após ser inoculado através da pele. Quando nos nervos, o vírus passa a se mover lentamente, cerca de 12 milímetro por dia, em direção ao sistema nervoso central. Ao chegar no cérebro, o vírus causa a encefalite rábica, a temida complicação que leva os pacientes à morte. Vírus causa a encefalite rábica, a temida complicação que leva os pacientes à morte.

Transmissão da raiva: A raiva é uma grave doença infecciosa causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que leva ao óbito praticamente 100% dos pacientes contaminados. Desde o século XIX, porém, já existe vacina contra a raiva, sendo ela bastante efetiva em impedir o avanço da doença, caso administrada em tempo hábil.

A raiva é uma doença transmitida somente por animais mamíferos, geralmente através da mordida e inoculação do vírus presente na saliva dentro da pele.

O vírus da raiva tem atração pelas células do sistema nervoso, invadindo imediatamente os nervos periféricos após ser inoculado através da pele. Quando nos nervos, o vírus passa a se mover lentamente, cerca de 12 milímetro por dia, em direção ao sistema nervoso central. Ao chegar no cérebro, o vírus causa a encefalite rábica, a temida complicação que leva os pacientes à morte.

Transmissão da Raiva Em Zoonose

A raiva é uma zoonose. O vírus é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos, a transmissão ocorre através de cães ou morcegos. Porém, vários outros mamíferos podem transmitir a doença, entre eles:

-Furão (Ferrest)

-Raposas

-Guaxinins

-Gambás

-Gatos

-Macacos

Mamíferos não carnívoros, como porco, vaca, cabra, cavalo, etc., também estão associados a casos de raiva, mas estes são mais raros.

Roedores pequenos, como esquilos, ratos, coelhos, porquinho-da-índia e hamisters não são transmissores usuais de raiva, não havendo na literatura médica relatos de casos de raiva humana transmitidos por eles. Animais não mamíferos, como lagartos, peixes e pássaros NUNCA transmitem raiva.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no período de 1990 a 2009, foram registrados no Brasil 574 casos de raiva humana, nos quais, até 2003, a principal espécie transmissora foi o cão. A partir de 2004, porém, o morcego passou a ser a principal fonte de transmissão de raiva no Brasil. Virtualmente todos os casos de raiva humana são transmitidos através de mordidas ou arranhões de animais infectados. Como o vírus encontra-se presente na saliva dos animais contaminados, outra via de transmissão possível, mas bem menos comum, é através de lambidas em mucosas, como a boca, ou feridas abertas. Aquele antigo hábito de oferecer feridas para cães lamberem, além de facilitar a infecção bacteriana da lesão, pode também ser uma fonte de contaminação de raiva.

Não existe transmissão entre seres humanos, não havendo nenhum risco para familiares ou para a equipe médica que cuida dos pacientes*. A transmissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com