Vírus Da Raiva - Replicação Viral
Artigos Científicos: Vírus Da Raiva - Replicação Viral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RafaTecEd • 25/8/2014 • 247 Palavras (1 Páginas) • 816 Visualizações
A raiva é uma doença que quase sempre resulta em encefalite fatal. O agente causal é o vírus da raiva, da família Rabdovírus. Possui um RNA de fita simples, de sentido negativo, contido em um capsídeo com uma forma característica de bala de revólver, envolvido por um envelope. Dentro do invólucro o nucleocapsídeo helicoidal, composto de uma molécula de RNA fita simples de sentido negativo e as proteínas nucleoproteínas (N), RNA polimerase RNA-dependente (proteína L), uma fosfoproteína (proteína NS ou P). Sendo a proteína N a responsáveç por proteger o RNA da digestão por ribonuclease e as proteínas L e NS constituindo a RNA polimerase, RNA dependente.
A proteína G viral é a proteína de fixação ou ligação que se liga a um receptor na superfície da célula hospedeira e então será internalizada por endocitose. A RNA polimerase RNA-dependente associada ao nucleocapsídeo transcreve o RNA genômico viral, produzindo assim cinco mRNAs, esses são traduzidos gerando as proteínas virais: G (ligação viral), N (impede o RNA da digestão por ribonuclease), L e NS (constituem a RNA polimerase RNA-dependente) e M (montagem e brotamento do vírus durante a biossíntese). Ocorre então a montagem do nucleocapsídeo no citoplasma e o envelopamento e liberação na membrana plasmática celular. O vírus então brota através da membrana plasmática e é liberado quando o nucleocapsídeo inteiro está envelopado. Geralmente ocorre morte e lise celular após a infecção pela maioria dos rabdovírus, porém o vírus da raiva é uma exceção. Ele produz pouco dano celular discernível.
...