Reações De Eteres
Pesquisas Acadêmicas: Reações De Eteres. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janolina • 10/9/2014 • 1.449 Palavras (6 Páginas) • 424 Visualizações
HEMATOLOGIA
ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS
O sangue é dividido em duas fases: sólida e líquida.A fase sólida é constiuida por células ( Glóbulos Brancos, vermelhos e plaquetas) enquanto a fase líquida é representada pelo plasma.
Desenho do tubo dividido
ANTICOAGULANTES USADOS NA HEMATOLOGIA:
EDTA: TUBO TAMPA ROXA
(Ácido etileno diaminotetracítico),atua a nível de ion cálcio como seguestrador, é o mais usado na hematologia; preserva as plaquetas ; de 3 a 4 horas após a coleta obtem-se bons esfregaços; atua na preservação da morfologia das células.
Existem tubos com a presença das moléculas K³ e K², ou seja tripotássico e dipotássico. O Edta K³, é sugestivo de 1,8 mg de Edta para 1 ml de sangue, representado na forma líquida. O Edta K² é encontrado na mesma proporção porém sua forma é pulverizada( resíduos na parede do tubo).
O conselho internacional para Hematologia recomenda-se o uso do Edta K², pois o K³, altera a parede do eritrócito ( hemácias) encolhendo-as , aumenta o VCM ( volume corpuscular médio), em até 1,3%, efeito diluição amostra 1-2% que pode levar a contagem diminuida.
CITRATOS: TUBO TAMPA AZUL Age no cálcio( captação), usado nos estudos de coagulação e VHS ( velocidade de hemossedimentação sanguínea).Não pode ser usado para dosagens de bioquímicas. Promove perda de água com diluição do plasma.
HEPARINA : TUBO TAMPA VERDE
É um anticoagulante natural, isto é, semelhante ao anticoagulante do nosso organismo, é extraido do fígado, atua na trombina, impedindo a trasformação do fobrinogênio em fibrina.
Outros anticoagulantes usados em outros setores:
OXALATOS : TUBO TAMPA CINZA
Atua a nível de cálcio ( precipitador), usado nos estudos de coagulação, contagem de GB,GV,HT,HB, e dosagens bioquimicas. Não deve ser utilizado para fazer esfregaços sanguinêos, pois produz alteração degenerativas no citoplasma das células, é tóxico.
FLUORETOS: TUBO TAMPA CINZA
Captação dos íons de cálcio, conservador exclusivo de glicose, inibidor enzimático, é de extrema importância na bioquimica, porém não pode ser usado para dosagem de uréia ( enzima- reação com urease).
CONTAGEM DIFERENCIAL DOS GLÓBULOS BRANCOS
Para a contagem diferencial dos glóbulos brancos é necessário a confecção de um esfregaço sanguinêo, com utilização das LÂMINAS, de preferência com parte FOSCA, para a melhor identificação do paciente analisado, e o uso da estensora, que comprende uma lâmina com pequenos cortes na lateral para correr a gota de sangue.
A Lâmina deve esta limpa, seca e desengordurada, e a amostra de sangue homogeinizada por inversão de 6 à 8 vezes.
PROCEDIMENTO:
Coloca-se uma gota de sangue na ponta ( parte superior da fosca ) da lâmina, e com a estensora encosta na gota formando um ângulo de aproximadamente 45ºC, e correr rapidamente sem deixar formar “ escadinhas”.Uma boa lâmina deverá possuir: cabeça, corpo, cauda e bordas. Deixar secar e realizar a coloração.
DESENHO LÂMINAS
CORANTES :
Para melhor visualisação das células e uma contagem geral são os corantes que fazem esse papel, temos o Wright, são compostos de solução como o azul de metileno ( hematoxilina), que é um corante catiônico de caráter básico, portanto combina-se com substâncias com carga negativa e característica ácida, ou seja, vai colorir de azul principalmente a membrana plasmático e o núcleo.
A eosina é um corante ácido ácido, que se combinará a radicais básicos nas células, portanto vai corar o citoplasma das células, que é constituído principalmente por proteínas básicas. Resumindo.
Frascos citologicos enumerados de 1 a 3 contendo os corantes;
1º Fixador: mergulha a lâmina com o esfregaço por 15 segundos, ( com finalidade de fixar ).
2º Eosina: mergulha a lâmina por 3 segundos ( menos tempo) Irá corar de laranja ( roseado) as células , ( chamadas de células acídofilas).
3º Hematoxilina: mergulha-se a lâmina por 15 segundos, irá corar as células de azul (arroxeadas), chamadas de células basófilas.
APRESENTAÇÃO
Desenhos das lãminas coradas
CONFECÇÃO DO HEMATÓCRITO
No tubo capilar ( fininho de vidro), é possível detectar o hematócrito para avaliação dos índices hematimétricos que auxiliam na classificação morfologicas das anêmias.
Com o valor encontrado do hematócrito pode-se calcular a concentração da hemoglobina e a contagem das hemácias, e por consequência os:
VCM : Volume Corpuscular Médio.
HCM: Hemoglobina Corpuscular Média.
CHCM: Concentração da Hemoglobina Corpuscular Média.
MODO DE ANÁLISE:
Inverter o tubo capilar dentro do tubo contendo a amostra de sangue (Edta), enché-lo em seguida vedá-lo com massa modeladora ( disco contendo massa modeladora colorida), colocar o tubo na MICRO-CENTRÍFUGA
...