TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem

Tese: Reciclagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 10

Reciclagem

Capitulo I

Empresa- Repet

Com o surgimento da Unnafibras Têxtil Ltda. em 1996, os materiais revalorizados a partir de garrafas PET tornaram-se um potencial de fornecimento de matéria-prima para a fabricação de fibras de poliéster.

Em 1996, foi criada em Mauá (SP), uma unidade de processamento de garrafas PET - Repet Reciclagem de Termoplásticos Ltda.

Inicialmente, a Repet operava com capacidade produtiva de 50 ton / mês e 08 (oito) funcionários, chegando em 2008 com 1.500 ton / mês e 100 funcionários.

Estima-se que, na coleta das garrafas PET, somente nesta unidade de Mauá, gera-se aproximadamente 5.000 empregos indiretos.

Em 1998 ,a Repet Nordeste Reciclagem, iniciou suas atividades no Estado da Paraíba. Instalada em uma área de 60.000 m² de área construída, com capacidade de 100 ton / mês, enquadrou-se no cenário industrial da região, sendo reconhecida como uma das 100 maiores empresas do Estado em geração de ICMS.

Hoje a empresa gera 100 empregos diretos e mais de 3.000 indiretos, trabalhando com capacidade de 900 ton / mês.

As duas unidades de reciclagem de PET processam, mensalmente, aproximadamente 65 milhões de garrafas, que iriam para o lixo ,e que, após processadas, servirão de matéria-prima para a fabricação de fibras de poliéster, resinas, telhas, cordas, entre outras aplicações.

Investindo sempre em aumento de capacidade com novas tecnologias e treinamento da mão-de-obra; o Grupo Unnafibras está preparando o alicerce de um futuro melhor, com sutentabilidade e responsabilidade social

Capitulo II

UNIDADE I Repet Reciclagem de Termoplasticos R. Juraci Aletto, 175 - Sertãozinho / Mauá / SP – BRASIL CEP: 09370-800 FONE: (+ 00 55 11) 4543-6860 / FAX: (+ 00 55 11) 4543-6860

Capitulo III

Analise do problema

A dificuldade das empresas fabricantes de refrigerantes em conseguir recolher garrafas PET..

Foi estabelecido como objetivos intermediários: a) compreender a importância da aplicação da preservação ambiental e mostrar que as empresas se preocupam não somente em fabricar e vender os seus produtos, mas também na melhor forma de descarte dos materiais constituintes de seus produtos; descrever o impacto da degradação ambiental com o descarte das garrafas PET; e mostrar a importância do processo de reciclagem na preservação do meio-ambiente, a revalorização dos produtos em um novo ciclo produtivo e como a reciclagem se tornou uma alternativa de geração de renda, o Brasil tem os maiores índices de reciclagem do mundo com 96% da produção de latas de alumínio e 47% do PET; f) descrever os diversos caminhos que a garrafa PET pode percorrer após a reciclagem, na transformação em matéria-prima secundária e posterior revalorização em outros bens na cadeia produtiva, transformando-os em produtos como: corda, carpete, tintas, tecido entre outros e ainda sendo aproveitado antes mesmo de passar por este processo, como é o caso dos objetos como, puff’s, cadeiras entre outros criados por artesões. Como uma das hipóteses para este projeto, pode-se mencionar a dificuldade de locomoção com muitas garrafas e o valor muito baixo que se paga em troca delas, hoje no município se paga R$ 800,00 por tonelada da lata de alumínio, enquanto paga-se R$ 200,00 por tonelada do PET e esse é um dos fatores que desestimula o recolhimento das garrafas, se comparado à quantidade de latas que podem ser transportadas pelas pessoas e também pela facilidade das latas se compactarem, outra hipótese é que se o PET fosse melhor aproveitado sendo transformado em produtos secundários antes de seguirem para a reciclagem, como já acontece, porém com baixa freqüência, o índice desse material lançado no meio ambiente seria menor. Alguns objetos de utilidade domiciliar são criados a partir do PET, como: cadeiras, puff’s, caixa de presente, plantas, cadeiras, entre outros, esse tipo de trabalho poderia contribuir de alguma forma para diminuir a quantidade desse produto no meio ambiente e ainda no aumento da geração de emprego e renda.

Capitulo IV

Solução do problema

A reciclagem é uma das soluções mais utilizadas nos últimos anos. A reciclagem começou a ser divulgada e estudada no final dos anos 80 quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis, estavam e estão se esgotando, porém são práticas bastante antigas. Os “sucateiros” da antiguidade recolhiam espadas nos campos de batalha para fazer novas armas. Restos de alimentos eram aproveitados pelos animais e como adubo nas plantações. Reciclar significa repetir o ciclo, entretanto devemos entender que o ato de refazer o ciclo significa trazer ao inicio, como matéria-prima secundária, materiais que possuem difícil degradação no meio-ambiente.

A reciclagem não deve ser confundida com reutilização de materiais ou reuso de alguns artigos, como vasilhames e garrafas retornáveis. Nesse caso a reciclagem não existe, o que existe é a reutilização do mesmo artigo, na mesma forma que foi originalmente produzido. A partir da reciclagem podemos reduzir o volume dos resíduos a serem tratados ou dispostos em aterros sanitários, recuperar valor que seriam perdidos, além de gerar empregos. Onde tínhamos uma maior utilização de produtos, hoje temos a facilidade de trocá-los e os produtos duráveis tornaram-se semiduráveis e os semiduráveis tornaram-se descartáveis. Essa tendência ao descarte de bens, deixou uma brecha na economia e a reciclagem encontrou no mercado uma oportunidade de negócio podem surgir da reciclagem, como por exemplo, o desenvolvimento de novos produtos utilizando material reciclado o que pode em alguns casos reduzir custos e resultar em preços mais atrativos.

A reciclagem é o canal reverso de revalorização em que os materiais constituintes dos produtos descartáveis são extraídos industrialmente transformando-os em matérias-primas secundárias ou reciclados, que serão reincorporados à fabricação de novos produtos.O ato ciclar, isto é, refazer o ciclo, permite trazer de volta à origem sob a forma de matéria-prima secundária aqueles materiais que não se degradam facilmente e que podem ser processados mantendo suas características básicas. Em alguns casos, o material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com