Reciclagem Do óleo De Cozinha
Trabalho Universitário: Reciclagem Do óleo De Cozinha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ademira • 14/3/2015 • 543 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Passo a passo de como preparar sabão com óleo usado:
Primeiro separe os ingredientes:
- 500ml de água
- 1 litro de óleo de cozinha (coado).
- 250g de soda cáustica
- Detergente e sabão em pó (a critério)
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver a aproximadamente 70º Celsius. Antes de levantar fervura, retire do fogo e adicione a água à soda cáustica (mas mantenha distância e cuidado, pois podem ocorrer pequenas explosões de gases nessa fase do processo). Depois de misturados, os dois ingredientes, espere, sempre mexendo, até que a soda derreta. Depois de dissolvida, adicione o óleo de cozinha usado (deve estar coado – com esponja de aço ou peneira bem fina – para que não sobre nenhum resíduo). Continue mexendo até a mistura ficar homogênea e um pouco mais grossa.
Durante o preparo, se preferir, pode acrescentar um pouco de sabão em pó, que ajuda a formar espuma, e sabão líquido, que deixa cheiroso e mais macio. Outra opção, segundo a engenheira Josenildes, é acrescentar também anilina, para dar coloração ao sabão.
A agitação do líquido deve ser feita entre 30 e 45 minutos, até que a mistura esteja um pouco mais grossa. Depois de pronto, despeje o produto em qualquer assadeira que tenha em casa e que esteja forrada com saco plástico. Leve para o sol e espere secar. Ele fica consistente em torno de dois dias. Aguarde mais 10 dias para utilizá-lo.
Cuidados:
Segundo Josenildes, dois cuidados importantes devem ser tomados no preparo do sabão. O primeiro é na mistura dos ingredientes, que deve ser feita em vasilha plástica. E para mexer os ingredientes não pode ser utilizada colher de metal, e sim de madeira. Não se pode usar nada de metal em nenhum momento do processo, pois ele pode reagir com a soda cáustica, de acordo com a engenheira.
A Importância de Reciclar o Óleo de Cozinha
É de extrema importância reciclar o óleo de cozinha, pois a capacidade poluente da substância é muito alta: apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente a quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos.
A poluição causada óleo na água prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes na região ou deixando-os doentes.
Se o óleo for despejado diretamente no esgoto, ele encarece o tratamento deste em cerca
...