TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reclamatória Trabalhista

Artigo: Reclamatória Trabalhista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTISSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DA ______VARADO TRABALHO DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO

URGÊNCIA: Pessoa Idosa 65 anos

Prioridade: Lei nº 10.173/01

Invocação do Estatuto do Idoso: Lei nº 10.741/03

VALENTINA SORAES, brasileira, solteira, fisioterapeuta, desempregada, portadora da carteira de identidade nº 11243686-5, inscrita no CPF sob o nº 201.666.999-00, PIS nº 87654321, CTPS nº 1234 – série 110/RJ, residente e domiciliada na Rua das Acácias, nº 155, apto. 804, Méier, Nova Friburgo/RJ, CEP nº 22.222-040, por meio de seu advogadoque esta subscreve (procuração em anexo)com endereço profissional sito à rua Quitanda, nº100, sala 701, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 22.000-000, vem propor a presente RECLAMAÇÃO TRABALHISTA, em face da CLÍNICA BIO SAÚDE E BELEZA LTDA, com sede à rua dos Milagres, nº45, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 22.070-000, pelos fatos e fundamentos jurídicos que a seguir aduzidos:

DA ALEGAÇÃO DE PRIORIDADE

De acordo com a documentação anexada, a reclamante é pessoa idosa, com 65 anos de idade, fazendo jus, portanto, a prioridade nos procedimentos judiciais, quais sejam, tramitação de todos os atos e diligências em conformidade com o art. 1.211-A da Lei nº 10.173, de 09 de janeiro de 2001, é o que requer.

DO BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA

A Reclamante pleiteia os benefícios da JUSTIÇA GRATUITA, assegurada pela Lei 1.060/50, tendo em vista que, no presente momento não dispõe de recursos suficientes para a propositura da referida ação.

I- DOS FATOS

A reclamante fora contratada pela empresa ora reclamada no dia 04/03/1990, para exercer a função de fisioterapeuta.

Após anos de efetivo exercício da atividade para o qual fora contratada, a reclamante foi dispensada em 10/11/2010imotivadamente sem o devido reconhecimento de seu vínculo trabalhista.

Faz jus, portanto, a reclamante ao reconhecimento de seu vínculo trabalhista, vez que preenche todos os requisitos exigidos para a configuração da relação de emprego, como provam os recibos de pagamento em anexo em consonância com o art. 29 da CLT.

II- DO DIREITO

A reclamante faz jus ao reconhecimento do vínculo empregatício quando presentes os pressupostos do art. 3º da Consolidação das Leis do Trabalho, o qual “considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

Não há duvida, pois, de que a relação que existia entre Reclamante e Reclamada era uma relação de emprego. Além disso, insta salientar que a Reclamante recebia salário pelo desempenho de suas tarefas, conforme atestam os recibos acostados. Portanto, caracterizada está a onerosidade e a comutatividade, já que de plano as partes já sabiam quais seriam as prestações e contraprestações a serem efetuadas.

Corrobora o entendimento acima esposado a existência de princípios protetivos dos trabalhadores, dentre os quais se destaca o princípio da primazia da realidade, que numa linguagem simples significa que o que importa para o direito do trabalho é a verdadeira relação existente entre as partes, e não a mera roupagem formal, como quis fazer parecer a Reclamada, ao elaborar um contrato de prestação de serviços em 04/03/1990para que a Reclamante assinasse, como forma de livrar-se do pagamento de todas as verbas trabalhistas que eram devidas.

A jurisprudência também demonstra a existência do princípio da primazia da realidade, conforme se observa nos julgados abaixo:

"COOPERATIVA – CONSTITUIÇÃO DE ACORDO COM A LEI – PRINCÍPIO DA PRIMAZIA DA REALIDADE – PREVALÊNCIA – O direito do trabalho é informado pelo princípio da primazia da realidade significando "que em matéria de trabalho importa o que ocorre na prática, mais do que aquilo que as partes hajam pactuado de forma mais ou menos solene, ou expressa, ou aquilo que conste em documentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com