Reconceituação Do Serviço Social
Exames: Reconceituação Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: corujinhafeliz • 12/4/2014 • 645 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
Teorização do Serviço Social
Realizado no cbciss em 1988 trabalhou criticamente as questões trazidas pelos outros seminários Araxá, Teresópolis e o de Sumaré, centrando todos os aspectos teórico e pratico do Serviço Social no sentido de caminhar para um progresso feito, a proposta do 4° seminário do alto da boa vista consistia numa tentativa de aproximação da pratica profissional daquela época e a aprovação conceitual dos documentos anteriores e em continuação desses estudos que interessavam muito os profissionais daquela época o 4° seminário aconteceu na escola coração de Jesus localizada no Rio de Janeiro, com o objetivo de zarpar as mudanças do Serviço Social entre o primeiro e o quarto seminário. Este seminário foi organizado por um grupo de estudos das escolas e por organizações de bem estar.
Movimento reconceituação.
Ao clarificar seus objetivos sociais, realizar escolhas moralmente motivadas, compreender o significado da profissão no contexto da sociedade, escolher critica e adequadamente os meios éticos para o alcance de fins éticos, orientados por um projeto profissional critico, os assistente sociais estão aptos, em termos de possibilidade, a realizar uma intervenção profissional de qualidade, competência e compromisso indiscutíveis.
Portanto, à medida que a profissão se reconhece na divisão sócia – técnico do trabalho, enquanto profissional com capacidade de apreender o movimento do singular e do universal, mediado pela particularidade do real presente na questão social, ampliando-se significativamente as possibilidades de uma atuação transformadora. Outro ponto a ser ressaltado é a questão da produção de conhecimento que parece estar distante da pratica profissional cotidiana, dada à baixa tradição em termos de experiências acumuladas em pesquisa entre os assistentes sociais. Isso decore da escassa presença da investigação no cotidiano da intervenção profissional. Intervir na realidade de forma critica e criativa associada à produção de conhecimento é o que garante ao profissional a capacidade da unidade pensamento e ação.
Em que momento histórico que isto ocorreu?
Ele foi realizado em 1984, e nesse período o Brasil vivia uma época de deficiência politica e social como o processo de remodecratização do pais, o avanço do neoliberalismo, a guerra fria em uma ordem mundial, diretas já e todo esse processo exigiu de filósofos, assistentes sociais, sociólogos e outros profissionais da ciências sociais e humanas construíssem um pensar critico. Então esse seminário faz uma relação de filosofia, ideologia, cultura e serviço social tendo como substrato o estudo histórico dessa profissão e a sociedade mundial O DOCUMENTO Do Alto da Boa Vista e objetivava dar continuidade da busca cultural, sócio cultural, histórica e politica do Serviço Social.
Como o Seminário foi estruturado?
Foi apresentado sete conferencias, três trabalhos em grupo e cinco outros trabalhos apresentados por outros profissionais.
A 1° problemática autoritária da sociedade na atualidade brasileira de Francisco Martins de Souza Que tratou a problemática do autoritarismo no Brasil. O pais na década de 80 vivia a ditadura e estava no processo de redemocratização.
...