Reconceituação Do Serviço Social
Ensaios: Reconceituação Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianaanto • 22/5/2014 • 383 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
1º Seminário do Movimento da Reconceituação e o Seminário de Metodologia do Serviço Social.Como anteriormente observado, a reconceituação do Serviço Social tiveram alguns desafios no caminho de consolidação e modernização, aos quais, foram os encontros promovidos pelos profissionais através seminários. Os dois primeiros ocorreram durante a ditadura militar nas cidades de Araxá em (MG) e Teresópolis no (RJ), publicados e organizados pelo CBCISS.
Segundo Netto (2006, p. 164), o I Seminário de Teorização do Serviço Social foi realizado em Araxá (MG), no período de 19 a 26 de março de 1967. Entre outros temas, o documento de Araxá, publicado pelo CBCISS (1986, p. 32) trata dos níveis do micro atuação e do macro atuação do Serviço Social.
Objetivo do primeiro Seminário foi à teorização da atuação dos profissionais promovendo a integração entre eles e do segundo seminário em Teresópolis como exigência da ditadura militar foi o roteiro de capacitação dos profissionais que possibilitassem atuarem junto aos órgãos do governo e as empresa multinacionais que aqui foram instaladas. Esta perspectiva modernizadora exigia atuação profissional como fonte intermediadora entre o estado monopolizador e as classes subalternas. Não podemos deixar de citar que a reforma universitária ocorrida no Brasil no ano de 1968 que criara os cursos de pós-graduação profissionalizando o trabalho docente. Esta reforma está relacionada com o processo de industrialização (diferente dos outros países da América latina, nos que as ditaduras tinham com projeto a desindustrialização). A profissionalização do trabalho docente e os cursos de pós-graduação, unido ao desenvolvimento político da classe operária, são fatores que ajudam a explicar o grande desenvolvimento teórico-político do Serviço Social.
Em 1970, em Teresópolis (RJ), foi realizado um seminário para estudar a "metodologia do serviço social". O evento foi idealizado para ser uma continuidade do histórico "Seminário de Teorização do Serviço Social", realizado em Araxá (MG), em 1967. Tendo por objetivo estudar a metodologia empregada dentro de um esquema científico e introduziram algumas mudanças na terminologia tradicional. Ao contrário do seminário de Araxá, o de Teresópolis não produziu um documento final e o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais, instituição responsável pelo evento, publicou os relatórios dos grupos de estudo que ali participaram.
O III Seminário de Teorização do Serviço Social de Sumaré (1978), promovido pelo CBCISS
...