Recrutamento E Seleção
Exames: Recrutamento E Seleção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Denise2103 • 17/4/2014 • 854 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Definição Conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
1.1 Critérios e requisitos
O recrutamento do pessoal efetivo será feito mediante divulgação em veículos que possam atingir o público-alvo.
O recrutamento será feito interna ou externamente, de forma concomitante, garantindo-se igualdade de condições de participação no processo seletivo a todos os candidatos inscritos e dando-se preferência à contratação dos candidatos internos.
A seleção constará de entrevistas e/ou técnicas específicas, observadas as peculiaridades de cada cargo ou função, visando à escolha de candidatos que preencham os requisitos desejados.
As exigências previstas no processo de recrutamento e seleção não se aplicam à contratação de serviços técnicos especializados, aos cargos de confiança.
1.2 Solicitante
Emitir o formulário “Requisição de Pessoal” (pasta 1) em via única, especificando as funções a serem exercidas e a justificativa da vaga solicitada, aprovado pelo Diretor e após enviar ao RH.
Registrar no formulário específico as considerações técnicas sobre os candidatos e encaminhar ao RH, para compor o processo seletivo.
1.3 Recursos Humanos
Receber do solicitante a requisição, verificar se for substituição ou aumento de quadro, para a contratação pretendida, e se for necessário esclarecer a requisição com o solicitante.
Verificar o perfil profissional para a vaga a ser preenchida, analisar e adequar de acordo com a especificação de cargo.
Após aprovação pela Diretoria, abrir o processo de recrutamento e seleção, aplicando os procedimentos que levem à decisão de admissão dos candidatos habilitados, considerando a preferência pelos candidatos internos.
1.4 Recrutamento Interno
O objetivo específico do recrutamento interno é criar oportunidade de desenvolvimento para os funcionários além de estimular a atitude de constante autodesenvolvimento.
O funcionário é responsável por comunicar a seu gestor imediato a intenção de participar do programa de Recrutamento Interno assim que for feita abertura da vaga e entregar o formulário para preenchimento (pasta 1).
É vedado a todos os coordenadores abordar diretamente qualquer funcionário de outra área, bem como negociar junto a qualquer coordenador a transferência de setor de funcionários sem envolvimento da área de Recursos Humanos.
O recrutamento interno será divulgado através dos murais e junto ao coordenador da área, pelo período de 5 (cinco) dias e com as seguintes informações abaixo:
• Número de vagas e área de preenchimento;
• Descrição das atividades e seus pré-requisitos, de acordo com o perfil do cargo;
1.5 Período e condições de inscrição
É vedada a participação do funcionário em mais de um processo seletivo interno simultaneamente.
É garantida a permanência na área de origem ao colaborador não selecionado, continuando a executar normalmente suas atividades
A transferência pro Recrutamento Interno é definitiva, não havendo possibilidade de retorno à posição anterior.
A data de transferência do funcionário aprovado no processo seletivo deverá ser acordada entre as áreas requisitante e cedente, respeitando-se, preferencialmente, a reposição do profissional e o prazo máximo de 15 (quinze) dias uteis.
Após a aprovação do funcionário no processo seletivo, não será permitido ao coordenador vetar a sua movimentação ou realizar contraproposta visando a sua retenção.
As vagas abertas pela movimentação de funcionários via Recrutamento Interno serão mantidas, devendo a área de Recursos Humanos realizar o recrutamento e seleção de candidatos.
Para participar do recrutamento interno, além de preencher os pré-requisitos definidos para a posição – exemplo: formação, tempo de experiência, o colaborador deverá ter no mínimo 01 (um) ano de empresa, não
...