Recrutamento E Seleção
Dissertações: Recrutamento E Seleção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilaaa • 9/10/2014 • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 273 Visualizações
Universidade Anhanguera FACNET– Uniderp
Centro de Educação a Distância
Disciplina: Recrutamento e Seleção
Profª EaD .Ma. Rosemeire Farias
Prof. Carlos Alves Frazão
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Aline Carvalho Cardoso – RA 6318194201
Anna Pattricia Ferreira da Silva – RA 6790426897
Diely Maiara Rodrigues Araújo – RA 6786411674
Keli Cristina da Silva Ramos – RA 6765344060
Vanessa da Silva Bastos – RA 6746345350
Brasília / DF
Maio de 2014
Maio/2014
Aline de Carvalho Cardoso – RA 6318194201
Anna Pattricia Ferreira da Silva – RA 6790426897
Diely Maiara Rodrigues Araújo– RA 6786411674
Keli Cristina da Silva Ramos – RA 6765344060
Vanessa da Silva Bastos – RA 6746345350
Atividades práticas supervisionadas
Recrutamento e Seleção
Atividade avaliativa, atividades práticas supervisionadas, apresentado ao curso superior de Gestão em Recursos Humanos, da faculdade Anhanguera – Uniderp/Facnet como requisito para avaliação da disciplina de Recrutamento e Seleção, para obtenção e avaliação de nota de atividade avaliativa.
Maio/2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade discutir o processo de recrutamento e seleção de pessoal, que hoje em dia se tornou fundamental dentro das organizações, procurando os melhores e mais qualificados profissionais da área seja a empresa de pequeno médio ou grande porte, é de supra importância o setor de recrutamento e seleção.
O setor de recrutamento e seleção é muito abrangente, ele envolve todo o processo de preenchimento de vaga, desde a seleção de um profissional ou uma promoção para os profissionais já existentes, até a desmotivação de outros por novas contratações, portanto, profissionais experientes e especializados, devem assumir o setor de recrutamento e seleção.
Este trabalho irá abordar principalmente as vantagens do recrutamento e seleção, como escolher bons candidatos e a importância deste setor em uma organização.
Etapa 1
A HISTÓRIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Assim que se iniciou a organização dos povos é possível notar este sistema. O mesmo era reparado principalmente onde havia a preocupação em escolher as pessoas mais aptas a executar atividades específicas.
Com a Revolução Industrial no século XVIII, foi notável a fragmentação de tarefas, alienando o trabalhador do processo de criação e lhe dando uma única execução de trabalho. Com isso, este processo passa a ser determinado pelas necessidades específicas, fundamentando-se na designação do segmento operacional.
Em 10983, Chiavenato efetuou a definição de recrutamento e seleção de candidatos de maneira simples, segundo ele trata-se da “escolha do homem certo para o cargo certo”.
O Recrutamento e Seleção passaram por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado fundamental na cultura organizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado a visão e objetivos da mesma.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL
Um dos aspectos mais importantes da gestão do Departamento e Recursos Humanos é efetuar o recrutamento e a seleção de futuros colaboradores, pois a organização dependerá que se achem os candidatos mais condizentes para execução das funções diárias.
Promoções, desligamentos, aposentadorias, transferências, novas instalações, necessidades de produção e serviços e outras circunstâncias contribuem para a mobilidade do quadro de pessoal, exigindo substituições periódicas e aberturas de novas vagas.
Recrutamento é a fase anterior da seleção. Na seleção, define-se o candidato mais adequado ao cargo e faz-se o convite para que ele integre a organização.
O MERCADO DE TRABALHO X O MERCADO DE RECURSOS HUMANOS
O mercado de trabalho e o mercado de Recursos Humanos, deve se analisar como o conceito de trabalho até a sua faceta atual.
Com o desenvolvimento e o aprimoramento da sociedade, começou a surgir a propriedade privada. Com isso, os indivíduos mais fortes se apropriaram das terras, deixando os mais fracos sem possibilidades de realizar trabalho, pois não havia terras, onde ele podia ser executado.
Nesta época, surgem formas de trabalho, que em sua maior parte, eram sem remuneração e, em geral, o trabalhador recebia em contrapartida ao serviço prestado moradia e alimentação para a sua subsistência. Com isso, se delinearam
...