Recrutamento E Seleção
Artigos Científicos: Recrutamento E Seleção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandyreis • 31/10/2014 • 370 Palavras (2 Páginas) • 538 Visualizações
1. Introdução
Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de um profissional de Recursos Humanos para a empresa, bem como suas funções e habilidades necessárias para o cargo.
Recrutamento é basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.
O profissional de Recursos Humanos possui vários meios para fazer a triagens de currículos como:Divulgação através de sites de empregos; redes sociais; anúncios em jornais; cartazes; Indicações; Sindicatos; e agências de recrutamento.
O processo de seleção ocorre de maneira a avaliar perfil, identificar e encontrar talentos, habilidades, aptidões, personalidade através de testes psicológicos, dinâmicas, entrevistas preliminares, preenchimento de formulários, provas orais e teste grafológicos (escrita).
2. Desenvolvimento
a. Justificativa da contratação
O analista de recursos humanos tem como principal função oferecer suporte à organização pessoal de uma empresa visando a integração dos seus setores.
Analista de Recursos Humanos é o profissional responsável por analisar, implantar e realizar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção por meio de processos seletivos internos ou externos. Ele analisa os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outros tipos de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos.
O recrutamento e a seleção têm influência direta nos resultados de uma empresa. As etapas desse processo contemplam o planejamento das necessidades de pessoal, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores capacitados, colocando-os em locais produtivos e recompensando-os pelo desempenho.
O profissional de Recrutamento e Seleção exerce um papel fundamental na formação do quadro de profissionais de uma empresa, utilizando métodos para avaliação do comportamento humano na identificação das características ideais às vagas em aberto.
A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando a manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.
Os objetivos organizacionais podem ser atingidos somente com, e através das pessoas, por isso a importância da condução do processo de seleção, que visa escolher a pessoa mais adequada aos requisitos da vaga. Sendo assim, torna-se essencial saber atrair e reter as pessoas que tenham condições para satisfazer as demandas organizacionais. Um processo seletivo planejado evita desperdício de tempo, dinheiro e recursos.
...