Recuperação de águas residuais do processo de dessalinização por osmose reversa
Tese: Recuperação de águas residuais do processo de dessalinização por osmose reversa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fisidro • 30/5/2014 • Tese • 877 Palavras (4 Páginas) • 385 Visualizações
INSTITUIÇÃO: ESTÁCIO UNIRADIAL DE SÃO PAULO
DISCIPLINA: TRATAMENTO DE EFLUENTES PROF. MSC: CRISTIAN MENEZES
NOME: FABIO ISIDRO SILVA RA: 201202213511
TURMA: DATA: 09/05/2014
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
FICHA DE VERIFICAÇÃO DE LEITURA
TÍTULO DO ARTIGO: Destinação de águas residuárias provenientes do processo de dessalinização por osmose reversa.
PALAVRAS CHAVE
Dessalinização, osmose reversa, rejeito, impacto ambiental, salinidade.
RESUMO DA INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, inúmeros aparelhos de dessalinização foram instalados no Brasil, principalmente na Região Nordeste, onde se têm graves problemas devido à escassez de água. A dessalinização das águas pode constituir-se em uma ferramenta concreta de desenvolvimento regional, porém é necessário cuidado em relação aos impactos ambientais, pois este processo além da água potável, gera-se uma água residuária (rejeito), altamente salina e de potencial poluente elevado.
JUSTIFICATIVA PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO
A escassez de água no mundo tem sido uma constante preocupação ao longo da história da humanidade, porém, a partir da última década do século XX, o problema ficou mais evidenciado devido à explosão demográfica e ao crescimento populacional.
Esta realidade está cada vez mais próxima, nas regiões Centro oeste e Sudeste por exemplo, estão enfrentando a maior crise de água em relação à falta de chuvas dos últimos 80 anos, seus reservatórios operam com capacidades abaixo dos 11%, níveis estes jamais vistos em toda história. É cada vez mais necessária a busca por soluções e alternativas para suprir as necessidades humanas para manutenção da vida na terra.
RESUMO DA METODOLOGIA
Através de estudos e pesquisas foi avaliada a eficiência do processo de dessalinização de águas salobras e marítimas por osmose reversa e em contra partida a geração dos resíduos decorrentes deste processo e seus meios de destinações atuais.
RESUMO DOS RESULTADOS
Estima-se que a atual capacidade instalada de dessalinização no mundo seja superior aos 32,37 milhões de m3 por dia (Watson et al., 2003). Diversas opções para dessalinização existem e sua escolha depende de considerações econômicas e ambientais. Dentre os sistemas de dessalinização, a osmose reversa se destaca, tanto em número de instalações (68%), quanto em percentual da capacidade instalada (44%).
Sabe-se que mediante a este processo se tem a água dessalinizada como produto, mas também um sub-produto, ou seja, o rejeito.
Em geral, nos países desenvolvidos, o rejeito está sendo transportado
...