Recurso para concurso
Por: Joao Paulo • 18/9/2015 • Dissertação • 428 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
Senhor Corretor,
Considerando-se os critérios avaliativos previstos no Edital nº 1/2013 BCB/DEPES, de 15 de agosto de 2013, solicito a revisão do texto dissertativo apresentado neste certame, em grau de recurso, quanto à pontuação atribuída aos aspectos macroestruturais, sobretudo no quesito 2.2 Vantagens e limitações de cada tipo de recrutamento.
Conforme elucidado no comando da prova discursiva, “o recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos a fim de suprir as necessidades da organização e abastecer adequadamente o processo de seleção”. O escopo do texto deveria, por sua vez, abordar os tipos de recrutamento utilizados pelas organizações e as vantagens e limitações de cada forma.
Destarte, a respeito do primeiro tipo de recrutamento – o interno – Chiavenato (2006) apresenta como vantagens os seguintes fatores: é mais econômico, é mais rápido, é uma fonte poderosa de motivação para os demais empregados, aproveita os investimentos da empresa em treinamento do pessoal e desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal. Conforme leitura dos parágrafos 2º e 3º do texto apresentado, os itens mencionados acima foram abordados na exposição. Quanto às limitações deste tipo de recrutamento, foi citada a possibilidade de se causar conflitos e gerar desmotivação quando os colaboradores não logram êxito no processo seletivo, o que reduz a criatividade e a inovação no trabalho, segundo Chiavenato (2006). Além disso, o Princípio de Peter, ou princípio da incompetência, mencionado no texto, faz alusão ao desempenho ineficiente de funções em uma organização, e assim, relaciona-se com o bloqueio de novas ideias e experiências causado pelo recrutamento interno.
Por outro lado, quando o recrutamento é externo, a seleção é feita com candidatos vindos de fora da empresa. Este procedimento tem como vantagem principal a criação de novas ideias e a entrada de novos talentos, o que proporciona a renovação da cultura organizacional, conforme se depreende do 3º parágrafo do texto em questão. Para Chiavenato (2006), “o recrutamento externo introduz “sangue novo” na organização, talentos, habilidade e expectativas, e ainda, aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas”. Quanto às desvantagens dessa forma de seleção, foram destacados o aspecto econômico do recrutamento externo, que tende a ser mais oneroso para a empresa, e o maior tempo despendido na adaptação dos novos colaboradores. Ao final do 3º parágrafo, foi citada a potencial dificuldade na adequação entre empregado e organização.
Diante do exposto, solicito a revisão desta egrégia Banca quanto à possibilidade de majoração da pontuação atribuída ao quesito 2.2 da prova discursiva, em virtude das justificativas ora apresentadas, embasadas com subsídios teóricos específicos da área de Gestão de Pessoas.
...