Recursos Humanos 4º periodo
Por: ErikaAD • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.423 Palavras (6 Páginas) • 170 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O principal objetivo do trabalho foi aprofundar mais os conhecimentos apresentados no decorrer do semestre abordando as seguintes disciplinas: Treinamento, Desenvolvimento e Jogos vivenciais, Saúde e Segurança no trabalho e Gerência, Motivação e Liderança. E definir o papel do gestor em cada área apresentada. Foram distribuídas algumas questões que serão aplicadas no decorrer do desenvolvimento. E foi abordado um aspecto muito importante para o gestor de RH que é a questão da Saúde e Segurança do Trabalho, que é um fator muito importante para as empresas.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica realizada através dos próprios livros oferecidos nos pólos, sites e internet, para evidenciar as conclusões apresentadas.
2 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente á execução de tarefas ou á sua otimização no trabalho (MARRAS 2001, P. 145). É o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho, Um ato de aumentar o conhecimento e a prévia de um trabalho, processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem os conhecimentos relativas ao trabalho.
De acordo com Chiavenato (2006), deve englobar os seguintes itens: O que treinar, quem deve aprender, quando deve ser ensinado, onde deve ser ensinado, como se deve ensinar. Entende-se que a organização deve priorizar as suas necessidades para avaliar o treinamento realizado, Essas necessidade serão descobertas de acordo com a atividade da empresa. O treinamento deve possibilitar a aprendizagem do treinado, e deve ser observado todo seu processo.
O treinamento pode trazer um grande retorno para o profissional e para a empresa, pois um profissional bem mais qualificado terá uma motivação maior e seu resultado na execução das tarefas será maior e mais produtivo, consequentemente a maior produtividade do empregado poderá contribuir efetivamente para os resultados da organização.
2.1 TIPOS DE TREINAMENTO
O treinamento pode ser considerado em duas formas.
Treinamento on the job ou no local de trabalho;Treinamento out the job ou fora do local de trabalho;
O treinamento ont the job ou no local de trabalho tem se tornado dentro das organizações uma das ferramentas mais importantes na preparação dos funcionários, as empresas tem buscado inúmeros programas de treinamento para suprir tais deficiências, tornou-se uma das grandes soluções para organizações, principalmente por fazer do treinamento uma ferramenta motivacional.
Segundo Boog (1994) o treinamento em serviço vem alicerçando a hipótese que as habilidades necessárias á execução das tarefas podem ser aprendidas com muito mais eficiência por meio de métodos formais de treinamento.
O treinamento out the job ou fora do local de trabalho são os mais formais, realizados fora do ambiente de trabalho, possibilitando ao funcionário que se dedique inteiramente aos ensinamentos gerando benefícios a empresa e pode ser apresentado através de diversas técnicas, as quais destacamos: palestras, seminários e conferencias, simulações dramatizações, estudo de casos e jogos de empresa. A palestra é uma técnica muito utilizada quando o objetivo principal é a automotivacão do funcionário, por se tratar de um processo unilateral não aconselhado quando trata-se de um assunto especifico.
Outro método que vem sendo aplicado é o Treinamento a Distancia ou e-learning, apresenta vantagem sobre os treinamentos presenciais, no que tange a rapidez da difusão do conhecimento e da informação. A aplicação do e-learning nas empresas está baseada, principalmente, na rapidez das mudanças que ocorre no mercado globalizado, e que exigem respostas rápidas e eficazes em relação ao mercado extremamente competitivo que as organizações estão submetidas ao tempo todo.
2.1.1 Dinâmicas de grupo e jogos vivenciais
Dinâmicas de grupos são utilizadas para integrar e reunir pessoas em prol de uma atividade com o objetivo de passar um ensinamento, confraternizar, preparar para os desafios constantes da profissão. As dinâmicas são consideradas instrumento de grande eficácia no que tangem questões de motivação, criatividade, assertividade, cooperação e outros. São utilizadas para levantar diagnostico e ajudar a melhorar o trabalho em grupo dentro das instituições.
Segundo Fritzen (1982), aprendemos melhor e mais rapidamente em grupo. Grande parte de nossas crenças, atitudes e sentimento adquirimos nos grupos. A experiência do grupo atua sobre nós de tal modo que chega a modificar nossos hábitos de vida, de trabalho e podendo ainda alterar nosso objetivo de vida.
2.1.2 Saúde e Segurança no trabalho
A segurança do trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios.
Programas
...