Redação Sobre Xenofobia em Tempos de Pandemia
Por: estudandoem2022 • 24/1/2022 • Dissertação • 263 Palavras (2 Páginas) • 748 Visualizações
“O conhecimento é, em si mesmo, um poder.” A afirmação do filosofo inglês Francis Bacon simboliza, claramente a incapacidade da sociedade de reverter o agravamento da xenofobia no Brasil frente à pandemia, já que essa problemática se consolida justamente pelo desconhecimento populacional acerca da situação, fato que reduz o poder de mudança dessa realidade degradante.
Em primeiro lugar, vale destacar que a negligencia do Governo contribui para o agravamento dos casos de xenofobia no país. Nesse sentido, não só se fundamenta no fato de ser quase inexistente políticas públicas e privadas. A exemplo disso, pode-se destacar a aversão às roupas e até mesmo aos indivíduos que professam a fé islâmica, visto que são amplamente equiparadas a homens/mulheres bombas, segundo a revista Veja.
Em segundo lugar , é possível afirmar que a omissão da sociedade está intimamente ligada ao aumento dos casos de xenofobia no Brasil. Nesse contexto, é perceptível a perpetuação de um cenário brasileiro, que ao invés de “estender a mão” e garantir a todos, os direitos propostos na Declaração dos Direitos Universais, contribui para a exclusão e medo de estrangeiros que, muitas vezes, estão em condições de refugiados.
Portanto, é preciso que medidas sejam realizadas em comum acordo. Para isso, a parceria do Ministério da Educação com as mídias seria de grande importância para a realização dessas mudanças, o desenvolvimento debates midiáticos que, sobretudo, abordem as consequências negativas dessa postura preconceituosa, elaboração de palestras para a sociedade, contribuindo para a formação de uma comunidade mais justa e consciente. A conscientização, é importante para que haja uma mudança de postura.
...