TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sociais

Trabalho Escolar: Redes Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  5.151 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A importância das redes sociais como instrumento de mobilização em massa, aonde pessoas expõe suas opiniões a cerca de um fato ocorrido dentro da sociedade. Utilizadas recentemente em um grande protesto que inicialmente tinha com o objetivo da redução da tarifa de ônibus e que acabou acordando sentimentos de revolta pelos descasos que o Estado tem pelo cidadão.

Vendo que as manifestações ocorridas no passado tem muito influencia nas ocorridas recentemente, e muitos pontos em comum, como a luta por seus direitos!

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A REDE SOCIAL SE TORNA IMPORTANTES FERRAMENTAS DE PROTESTO

Embora visto que as pessoas alcançaram vários direitos, devido lutarem, manifestarem saírem nas ruas protestando com faixas, caras pintadas, fantasias, paralisação de serviços, greves por tempos indeterminados conseguirem transmitir para as pessoas, comercio impressas, cidades e ate mesmo estado o porquê, ou que queriam. Hoje vamos mais alem todas essas formas de protestos, maneiras de reivindicar e cobrar ainda existe, porem a mídia vai mais alem.

O crescimento das redes sociais no Brasil e cada vez mais evidente e as mesmas si propagam de forma assustadora, todas elas si tornarão grandes ferramentas não só para os usuários fazerem amizades, mais também para reclamarem por situações que julgam errado. As redes sociais funcionam hoje em dia como uma espécie de “arma“ na hora de reivindicar direitos, expor ideias ou simplesmente elogiar determinada ação.

Os manifestos sociais acontecem da mesma forma: ou o usuário que não gosta de algo expõe sua individualidade na rede para todos aquele que compartilham o mesmo pensamento.

Com a facilidade da rede sociais na divulgação de manifesto, os protestos vem acontecendo de forma bem expressiva.

Bruna Schoch, analista de mídias sociais, lembra o caso da empresa Brastemp, em que o consumidor insatisfeito com um produto fez o vídeo reclamando da marca e compartilhou o mesmo na internet.

“O vídeo teve um grande numero de visualizações e fez com a Brastemp tomasse as devidas providencias resolvendo o problema do consumidor”.

Agora, as pessoas estão procurando cada vez mais a internet para realizarem campanhas nas redes sociais segundo analista, o povo si manifesta contra coisas que acredita que terão boa repercussão.

2.1.1 A INTERENET PODE SER CONSIDERADA A NOVA PRAÇA PUBLICA DA SOCIEDADE?

Como já visto, a internet tornou-se como uma esfera publica tecnológica e sua visibilidade na sociedade um meio precioso por tratar de assuntos relacionados ao meio social político cultural...

E uma nova dimensão de sociabilidade por que representão a esfera publica no espaço virtual; onde debates entre diferentes esferas são realizados provocando o transito de informações, assuntos públicos e de opiniões livremente, sendo um campo aberto para o dialogo privado.

Diversos modelos de comunicações foram sendo adaptados conforme a evolução dos meios para explicar a relação entre comunicador e receptor. O termo praça publica foi utilizado quando ouvi a necessidade de conceber um novo modelo para a comunicação, já que agora as instituições influenciavam diretamente as informações que circulavam pela imprensa e vice versa.

O sentido de comunicação a partir dos anos 60, passando da esfera individual para a publica. Comunicação agora faz parte dos ambientes comerciais (Grandes empresas, jornalísticas ou não), e não somente das relações interpessoais.

Praça publica e uma ideia que envolve as instituições sociais e a imprensa, numa relação dialética de legitimação e visibilidade.

A vida social agora implicava não somente nas relações entre instituições e meios de comunicação mais entre a realidade e a virtualidade.

A mídia agora não e mais somente responsável por legitimar todas as esferas e atores sociais, alem disso, institui e legitima essa cultura individualista da “virtualidade real”. Esse e seu grande dilema ficar entre o conflito das grandes instituições tão fortemente questionados pelo seu poder, e o publico que deseja ter suas singularidade manifestada pela imprensa.

.

2.1.1.1 AS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Hoje a internet si tornou a nova praça publica da sociedade, si tornando um espaço democrático de discussão. Aonde todos que tem acesso a um computador com internet, seja em casa ou em uma lan house podem expressar suas opiniões acerca de um fato, independente de suas condições sociais, posições políticas ou grau de escolaridade.

As redes sociais tornou-se o principal instrumento de cobrança de posturas éticas do poder político e de empresas privadas, de organização, divulgação e posicionamento contra pratica de maus tratos aos animais, direção e álcool, e ate mesmo projetos de leis não atendem aos interesses e necessidades da população como um todo.

E também através das redes sociais as pessoas estão tendo a possibilidade de terem suas vozes ouvidas a respeito das funções não compridas pelos órgãos legislativos (Camarás municipais e assembleias legislativas)

2.1.1.1.1 MANIFESTAÇÕES NO BRASIL: PASSODO E PRESENTE

Tanto no passado como no presente, há muitos pontos em comum entre as manifestações ocorridas no Brasil devido da insatisfação da população a respeito dos órgãos políticos.

Algumas das varias manifestações ocorridas no Brasil no passado tiveram seus objetivos alcançados após reunirem milhares de pessoas. Como manifestações de 1992 dos “Caras Pintadas”, jovens que sairão as ruas com seus rostos pintados e com pequenas faixas com as cores da bandeira do Brasil, pedindo o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, devido aos fortes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com